domingo, 4 de março de 2012

Culto da tarde...

Continuamos o estudo do livro de Efésios e no último Domingo foi o texto registado em Efésios 1:13-17 que serviu de suporte à mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe.

O versículo 13 mostra que é através da união com Cristo que recebemos a Palavra da Verdade, o Evangelho da nossa salvação. Ou seja, não há salvação sem Evangelho, pois como poderá alguém conhecer o maravilhoso plano da salvação se não lhes apresentarmos a mensagem que o contém? É nosso dever termos um compromisso sério com o Evangelho e transmiti-lo, independentemente de este ser bem aceite ou não. Oxalá subscrevamos as palavras de Paulo: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16). 

Quando a pessoa ouve a Palavra e recebe Jesus com Salvador, o Espírito Santo passa a habitar dentro de si, como garante da sua salvação. É isso que significa a expressão "selados com o Espírito Santo da promessa" (v.13). Este "selo" é a garantia da nossa entrada no Céu, onde louvaremos o nosso Deus para todo o sempre (v.14).

A partir do verso 15, Paulo aborda um assunto de primordial importância: a Igreja como comunidade que glorifica a Deus, através do amor entre irmãos. Há duas caraterísticas essenciais que a Igreja de Cristo dever ter: 
       1- Fé em Cristo. (Crer na obra realizada por Cristo na cruz, dependência dEle e arrependimento)
        2- Amor para com todos os Santos (Amar é "dar-se" sem esperar algo em troca; amar é orar/interceder pelos outros; amar é considerar todas as pessoas superiores a nós mesmos; amar é não criticar ou murmurar; amar é apoiar). No fundo, amar é dar a vida... Teremos essa capacidade? Cristo deu a Sua vida pela Igreja...

Quando a Igreja possui estas caraterísticas, ela gera testemunho, ela contribui para a glória de Deus. Que marca estamos nós a deixar? Que imagem tem Deus de nós? Lembremo-nos de que fomos criados à imagem de Deus...
Paulo agradecia a  Deus pelo testemunho dos Efésios. Ele orava constantemente por eles, evidenciando assim umas das duas funções principais dos pastores: a oração pelos fieis. A outra é a pregação da Palavra. Dois aspetos do ministério pastoral que não se veem, mas que se sentem.



No verso 17, Paulo faz um pedido a Deus. Pede-lhe que dê conhecimento e sabedoria aos crentes de Êfeso. É de notar que ele dirige a oração a Deus (e não a Jesus), reconhecendo assim que Ele é o Pai da Glória. Isto mostra que os objetivos de vida e as orações devem ter sempre como foco a glória de Deus.

Como têm sido as nossas orações? Quem é o Senhor e quem é o servo? Oxalá não estejamos a inverter os papéis... Nós somos meros servos. Deus é o Senhor. A Ele toda a glória! Hoje e sempre...



Sem comentários:

Enviar um comentário