segunda-feira, 12 de março de 2012

EBD...


A mensagem da Escola Bíblica Dominical, que nos foi trazida pelo amado Irmão Silas Pego, teve como base o texto bíblico presente em Lucas 2: 3-20. Este texto descreve um acontecimento maravilhoso para todos os cristãos, o nascimento de Cristo. É engraçado como estes textos são mais relembrados na época do Natal por motivos óbvios, no entanto é necessário ter a consciência que não é só no Natal que nos devemos lembrar que Cristo nasceu. É importante relembrarmo-nos desse facto maravilhoso e único todos os dias das nossas vidas, para que possamos compreender o amor que Deus tem por cada um de nós.


Ao analisar este texto podemos questionar-nos sobre quem é a pessoa de Jesus para nós ou como definimos Jesus... É o caminho, é a verdade, é a vida, é transformador de vidas, é salvador...(e provavelmente ainda acrescentaríamos outras definições). 

A verdade é que dependendo da experiência que temos com Jesus, ou seja, da proximidade que temos com Ele, o nosso entendimento sobre a Sua pessoa vai diferindo. No entanto, há um ponto em que todos concordamos, Ele nasceu com um propósito: possibilitar a nossa salvação. Esta é uma demonstração de amor extrema, que nós por vezes desvalorizamos. É importante reconhecer Jesus, é importante reconhecer o que Ele fez por nós. Se isto acontecer, vamos com certeza demonstrar gratidão e, claro iremos louvar a Deus com todas as nossas forças, de todo o nosso coração, pois o que fez e continua a fazer por nós é algo maravilhoso e ao mesmo tempo inexplicável. Mais, reconhecer o gesto que Jesus fez por nós implica dar sempre o nosso melhor, e não as sobras. Isto é, se Jesus, sabendo da nossa natureza pecaminosa, nos amou e deu a Sua vida por nós, quem somos nós para não lhe darmos o melhor?

A verdade é que muitas vezes andamos tão preocupados com os nossos problemas e com as nossas coisas que nos sobra pouco tempo para o que realmente é importante. Que imagem damos, nós crentes, do Cristo que dizemos habitar em nós? Como se sentiram aqueles pastores ao receberem a boa nova de que Cristo nasceu? Alegres... Não será assim que os crentes se deveriam sentir? É verdade que todos temos os nossos problemas, as nossas preocupações... Mas o que é isso perante o nascimento do Salvador?

Cristo salva-nos pela Sua graça e nós devemos mostrar gratidão por isso, pois caso contrário a nossa vida não fará qualquer sentido... Tão maravilhosa é a graça de Jesus Cristo que nos diz tão simplesmente: “Vinde a mim”. E isto implica acção da nossa parte, implica mudança e muitas vezes dor. Mas compensa, pois Deus preenche-nos de tal maneira que tudo o resto passa a ser um pormenor.


João 3:16 diz algo extraordinário: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Como não mostrar gratidão perante tal gesto? E gratidão também implica dádiva... Dar o melhor de nós a Deus. É por isso nossa missão anunciar a vinda de Jesus ao mundo, como aqueles pastores. Há muita gente que ainda não conhece verdadeiramente a pessoa de Jesus Cristo. E mostrar quem é Jesus não é somente por palavras, mas é principalmente com as nossas vidas. Que noção de quem é Jesus estamos a transmitir? É importante refletir sobre este assunto, pedindo a Deus que nos molde segundo a Sua vontade, pois nós por capacidade própria nada conseguimos, mas Deus consegue maravilhas!


Sem comentários:

Enviar um comentário