sexta-feira, 23 de março de 2012

EBD...

"Um Messias inesperado: Honre-o". Este foi o título da última lição da Escola Dominical, a qual foi baseada em Lucas 4:16-30.
A verdade bíblica afirma o seguinte: "Nós erramos se não entendermos a natureza e a extensão da missão de Jesus como Messias.
Muitos cristãos interrogam-se por que é que se têm de preocupar com toda a gente. A resposta é simples: Jesus também se preocupava com todos...

O nosso texto bíblico começa por dizer que, num dia de Sábado, Jesus entrou na sinagoga, como era Seu costume. Ou seja, Jesus tinha o hábito de ir à Igreja. Ele deixou-nos o exemplo. Oxalá nós também sintamos necessidade de ir à Igreja ouvir a pregação da Palavra de Deus pois ele fala através desta. É a Palavra que dá vida, pelo que deve ser valorizada. Como seria bom se, antes de agirmos, procurassemos saber o que diz a Bíblia sobre o assunto!


É dado a Jesus o livro de Isaías e Ele lê uma passagem profética que falava de si: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres e curar os quebrantados de coração".
Isto mostra que temos de reconhecer que, perante Deus, nada somos...

No versículo 21, Jesus diz à sua audiência que a palavra que acabara de ler estava a cumprir-se. Ele era o Messias. Ele era Aquele de quem o texto falava. Ele era o que viera para dar vista aos cegos e libertar os oprimidos. E aqui é de notar que Jesus, ao vir a este mundo, poderia ter-se "dado ao luxo" de ficar quieto. Porém, Ele escolheu não ficar parado. Ele ensinava o tempo todo. Ele andava de cidade em cidade. Ele servia sem cessar. Que belo exemplo para nós! Não nos esqueçamos que somos servos... Infelizmente, muitas vezes, queremos é que Deus nos sirva. Isto acontece quando pedimos incessantemente coisas a Deus, tendo em visto apenas o nosso próprio benefício. Tiago alerta-nos para este perigo: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tiago 4:3).

Oxalá desejemos que seja a vontade de Deus a prevalecer. "Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu". Teremos a coragem de dizer isto a Deus em todas as circunstâncias? Vale a pena fazê-lo, pois temos a promessa: "Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e tudo o resto vos será acrescentado" (Mateus 6:33).
Muitas vezes, a vontade de Deus não coincide com a nossa, mas Ele tem sempre o melhor para nós. E o melhor para nós não está apenas neste mundo...


A determinado momento, Jesus afirma que nenhum profeta é bem recebido na sua terra, tendo, logo a seguir, referido o caso da viúva de Sarepta de Sidom e de Naamã. Havia muitas viúvas a passar fome, mas Deus enviou Elias àquela mulher específica. Entre tantas pessoas que precisavam da cura para a sua lepra, foi Naamã que a recebeu. 

Ou seja, Deus usou Elias e Eliseu para ajudar aqueles cujo coração estava contrito...

As palavras de Jesus enfureceram muitos dos que o ouviam, os quais tentaram matá-lo...

Reparemos que, quando realizava milagres, Jesus era seguido por multidões. Porém, quando falava, a maioria das pessoas desaparecia. As pessoas não estão preparadas para ouvir o Evangelho; preferem a literatura que os valorize

E nós? Amamos e adoramos a Deus por causa dos milagres que Ele realiza nas nossas vidas ou amamo-lo porque Ele nos amou primeiro e enviou o Seu Filho para morrer por nós?

Oxalá reconheçamos que, sem Deus, nada somos. No entanto, "podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece" (Filipenses 4:13). Mas, podemos o quê? Fazer a vontade de Deus, a qual é boa, perfeita e agradável...

É perigoso procurarmos o nosso prazer em vez de procurarmos descobrir qual é a vontade de Deus. Quando o fazemos, estamos a dizer a Deus que Ele não nos chega...



Sem comentários:

Enviar um comentário