II Reis 22 foi passagem bíblica que serviu de base à nossa lição da EBD, a qual nos foi apresentada pelo Ir. Valter Roque. Este texto faz o relato daquele que foi o mais bem sucedido reinado da história de Judá, o reinado de Josias. Josias significa "O Senhor cura" e a vida deste homem, que assumiu a liderança do povo de Judá com apenas 8 anos, é o espelho dessa grande verdade. O Senhor pode curar espiritualmente uma nação e foi o que Ele fez através de Josias. Este foi usado por Deus para trazer de novo à vida aquela nação.

É de notar que o versículo 1 faz referência à mãe e à avó de Josias. Provavelmente Josias foi influenciado positivamente pela sua mãe e pela sua avó, pessoas que conviveram com o seu bisavô, que governara sabiamente a nação de Judá. Isto mostra que, não obstante o distanciamento de Deus, que durou mais de meio século, ainda havia entre o povo quem buscasse ao Senhor. A mãe e a avó de Josias pertenciam a esse grupo de pessoas.

1) Começou a reinar com 8 anos.
2) No 8º ano do seu reinado, quando tinha 16 anos, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai.
3) Aos 20 anos, começou a purificar a nação de Judá.
4) Aos 26 anos, iniciou a grande reforma, começando pela reparação do templo. E, durante as obras de reconstrução, encontra o Livro da Lei. Esta descoberta viria a revelar-se um grande marco na vida de Josias. Ao ponto que tinha chegado a devoção do povo a Deus! O contacto com o Senhor tornara-se praticamente nulo, ao ponto de perderam o Livro da Lei.

Segundo os historiadores, naquela altura, o Livro da Lei deveria conter todo o Pentateuco (os 5 actuais livros da Lei). Os efeitos do encontro de Josias com o Livro da Lei foram incríveis e os comentadores crêem que ele terá lido Deuteronómio 28, uma vez que esse capítulo começa por enumerar várias bênçãos destinadas ao povo de Deus, sob a condição de ouvirem a voz do Senhor. A partir do verso 15 surgem as maldições que sobreviriam ao povo, caso não obedecessem ao Senhor Deus. Esta descoberta tem um impacto tremendo em Josias, que manda logo consultar a Deus. Lembraram-se, então, que Deus falava através dos seus profetas e que havia por lá uma profetisa. Essas profecias são confirmadas, mas os castigos previstos para o povo desobediente não aconteceriam durante a vida de Josias. Ele seria poupado de ver a maldição que viria sobre o povo. E aqui vemos a diferença que faz na vida de uma nação a devoção a Deus de uma pessoa.

As reformas empreendidas por Josias prosseguiram e, procurando aniquilar todo o paganismo, ele derruba os altares erigidos a deuses estranhos e faz com que se valorize a vida humana, especialmente a das crianças, que muitas vezes eram usadas em sacrifícios.
Josias fez ainda mais. Reinstitui a Páscoa, a festa de libertação do povo do cativeiro do Egipto. Josias levou o povo a celebrá-la novamente conforme tudo aquilo que o Senhor tinha ordenado.
Josias, que foi o cumprimento de uma profecia (I Reis 13:1-2), ficou na história por razões positivas. Ele tornou-se uma referência.
É verdade que, tal como fora predito, o castigo veio mesmo sobre o povo, mas a vida de Josias deixou marcas positivas naquela nação.
1) Quem busca, realmente encontra. E Deus ouve a oração daquele que O busca de todo o coração.
2) O impacto do encontro com a Palavra de Deus é tremendo. A descoberta do Livro da Lei fez toda a diferença, não só na vida de Josias, mas também na vida de todo o povo.
3) O Senhor cura. Deus pode curar uma pessoa, uma família, uma nação. Não quer dizer que Ele o faça (Ele é soberano), mas Ele pode. Deus pode curar uma nação, usando os Seus servos.
4) A influência da família na vida de uma criança pode ser determinante. A influência que provavelmente tiveram a mãe e a avó de Josias na sua vida, falando-lhe da existência de Deus, fez toda a diferença na sua vida e na de uma nação inteira.
Que tipo de influência estamos nós a ser na vida das crianças que nos rodeiam?
Sem comentários:
Enviar um comentário