segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Escola Bíblica Dominical...

II Reis 22 foi passagem bíblica que serviu de base à nossa lição da EBD, a qual nos foi apresentada pelo Ir. Valter Roque. Este texto faz o relato daquele que foi o mais bem sucedido reinado da história de Judá, o reinado de Josias. Josias significa "O Senhor cura" e a vida deste homem, que assumiu a liderança do povo de Judá com apenas 8 anos, é o espelho dessa grande verdade. O Senhor pode curar espiritualmente uma nação e foi o que Ele fez através de Josias. Este foi usado por Deus para trazer de novo à vida aquela nação.
Já tinha ocorrido a divisão entre Israel e Judá. Josias era bisneto de Ezequias, que também foi um bom rei, mas também era neto de Manassés, que reinara durante 55 anos e cuja governação fora catastrófica. Josias era filho de Amon, cujo curto reinado - apenas 2 anos - também se revelou uma autêntica desgraça.
É de notar que o versículo 1 faz referência à mãe e à avó de Josias. Provavelmente Josias foi influenciado positivamente pela sua mãe e pela sua avó, pessoas que conviveram com o seu bisavô, que governara sabiamente a nação de Judá. Isto mostra que, não obstante o distanciamento de Deus, que durou mais de meio século, ainda havia entre o povo quem buscasse ao Senhor. A mãe e a avó de Josias pertenciam a esse grupo de pessoas.
Com o auxílio de II Crónicas 34, analisemos o "background" de Josias:
1) Começou a reinar com 8 anos.
2) No 8º ano do seu reinado, quando tinha 16 anos, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai.
3) Aos 20 anos, começou a purificar a nação de Judá.
4) Aos 26 anos, iniciou a grande reforma, começando pela reparação do templo. E, durante as obras de reconstrução, encontra o Livro da Lei. Esta descoberta viria a revelar-se um grande marco na vida de Josias. Ao ponto que tinha chegado a devoção do povo a Deus! O contacto com o Senhor tornara-se praticamente nulo, ao ponto de perderam o Livro da Lei.
Segundo os historiadores, naquela altura, o Livro da Lei deveria conter todo o Pentateuco (os 5 actuais livros da Lei). Os efeitos do encontro de Josias com o Livro da Lei foram incríveis e os comentadores crêem que ele terá lido Deuteronómio 28, uma vez que esse capítulo começa por enumerar várias bênçãos destinadas ao povo de Deus, sob a condição de ouvirem a voz do Senhor. A partir do verso 15 surgem as maldições que sobreviriam ao povo, caso não obedecessem ao Senhor Deus. Esta descoberta tem um impacto tremendo em Josias, que manda logo consultar a Deus. Lembraram-se, então, que Deus falava através dos seus profetas e que havia por lá uma profetisa. Essas profecias são confirmadas, mas os castigos previstos para o povo desobediente não aconteceriam durante a vida de Josias. Ele seria poupado de ver a maldição que viria sobre o povo. E aqui vemos a diferença que faz na vida de uma nação a devoção a Deus de uma pessoa.
Mas, será que Josias se contentou com isso? Será que lhe bastou saber que ele não teria de enfrentar essas maldições, apenas as gerações vindouras? II Reis 23:1-3,10 responde a estas questões. Josias não se conformou. Ao invés disso, assumiu a sua responsabilidade como rei e líder espiritual e convocou todo o povo para ouvirem a Palavra do Senhor. Ele não guardou a informação só para si. Partilhou-a com todos... E não se ficou por aí. Exortou o povo ao arrependimento, apelando-lhes que se voltassem para Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma.
As reformas empreendidas por Josias prosseguiram e, procurando aniquilar todo o paganismo, ele derruba os altares erigidos a deuses estranhos e faz com que se valorize a vida humana, especialmente a das crianças, que muitas vezes eram usadas em sacrifícios.
Josias fez ainda mais. Reinstitui a Páscoa, a festa de libertação do povo do cativeiro do Egipto. Josias levou o povo a celebrá-la novamente conforme tudo aquilo que o Senhor tinha ordenado. Josias, que foi o cumprimento de uma profecia (I Reis 13:1-2), ficou na história por razões positivas. Ele tornou-se uma referência. É verdade que, tal como fora predito, o castigo veio mesmo sobre o povo, mas a vida de Josias deixou marcas positivas naquela nação.

Que lições podemos retirar da vida de Josias?
1) Quem busca, realmente encontra. E Deus ouve a oração daquele que O busca de todo o coração.
2) O impacto do encontro com a Palavra de Deus é tremendo. A descoberta do Livro da Lei fez toda a diferença, não só na vida de Josias, mas também na vida de todo o povo.
3) O Senhor cura. Deus pode curar uma pessoa, uma família, uma nação. Não quer dizer que Ele o faça (Ele é soberano), mas Ele pode. Deus pode curar uma nação, usando os Seus servos.
4) A influência da família na vida de uma criança pode ser determinante. A influência que provavelmente tiveram a mãe e a avó de Josias na sua vida, falando-lhe da existência de Deus, fez toda a diferença na sua vida e na de uma nação inteira.
Que tipo de influência estamos nós a ser na vida das crianças que nos rodeiam?

Sem comentários:

Enviar um comentário