segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

EBD...

II Reis 5:14-27 foi o texto bíblico que serviu de base à nossa lição da Escola Dominical, que teve por título "Ganância" e nos foi trazida pelo Pr. Jónatas Lopes. A Verdade Bíblica afirma o seguinte: "O motivo pelo qual nós agimos para com os outros é a graça e não a ganância". Todos concordarão que aquilo que move muitas pessoas é a ganância desmedida. Na nossa sociedade, muitas vezes, não se olha a meios para se alcançar os fins. Precisamos de ter cuidado para não "embarcarmos" na onda de ganância que grassa por aí. Como Cristãos, somos chamados a agir com graça, dando de nós mesmos aos outros, até àqueles que parecem não merecer nada da nossa parte.
Naamã, chefe do exército do rei da Síria estava a padecer de uma grave enfermidade. Estava leproso. Então, uma menina, serva da sua mulher, sugeriu-lhe que fosse ter com o profeta Eliseu para que Deus, através dele, o curasse.

Naamã seguiu o conselho, mas não foi ter com Eliseu; foi até ao rei de Israel, mas não foi de qualquer maneira. Levou ouro e prata, entre outras coisas, para poder pagar a sua cura, caso ela ocorresse. Quando Eliseu soube da indignação do rei devido a esta atitude de Naamã, mandou dizer-lhe que o deixasse ir até ele para que soubesse que existia profeta em Israel.

Naamã estranhou as instruções de Eliseu. Ele ordenou-lhe que se lavasse sete vezes no rio Jordão, para que fosse curado. Vemos aqui um teste à humildade e à fé de Naamã. Ele ficou surpreendido e até desiludido com a solução que Eliseu lhe apresentou, pois estava à espera de um espectáculo de cura. Não somos nós também assim, tantas e tantas vezes? Tendemos a querer que Deus actue, mas à nossa maneira. Oxalá peçamos sempre a Deus para que faça a Sua vontade, à Sua maneira e no Seu tempo!

Naamã mostrou-se relutante e quase desistiu da cura, mas acabou por seguir as instruções que lhe foram dadas pelo profeta. Então, o milagre aconteceu. Ele foi realmente curado, mas isso só aconteceu quando ele agiu de acordo com a vontade de Deus. Também é assim connosco. Quando buscamos a vontade de Deus e nos submetemos a ela, os milagres acontecem na nossa vida.
"Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel" - declarou Naamã quando recebeu a cura. Muitas vezes, nós também somos assim, precisamos de ver Deus actuar para realmente crermos no Seu poder. E quantas vezes não ousamos dizer: "Se de facto existes, cura-me e dá-me isto ou aquilo!"
Naamã tentou pagar pela cura alcançada, mas Eliseu recusou qualquer oferta. Eliseu mostra assim que Deus actua pela graça e também de graça. Uma atitude tão diferente daquela que impera por aí. Na nossa sociedade, o negócio espiritual é uma actividade em franco crescimento. Até no meio de grandes tragédias, há quem aproveite para fazer esse tipo de negócio. Oxalá jamais enveredemos por tal caminho, pois quem actua é Deus.

Muitas pessoas pensam que Deus só se manifesta através de grande espalhafato ou que deseja algo em troca. Porém, Deus, impulsionado pelo seu amor incondicional por nós, actua sempre graciosamente.

Geazi, o criado de Eliseu teve uma atitude oposta à do profeta. Deixou-se seduzir pelos presentes que Naamã trazia e viu ali uma bela oportunidade de negócio. Que contraste! Eliseu viu uma oportunidade de mostrar a graça de Deus e Geazi revelou ser ambicioso, vendo ali uma oportunidade de lucro. Geazi é a confirmação de que pecado gera pecado. Ele começou por ter pensamentos de ganância e logo a seguir mentiu. Pecado sem arrependimento genuíno cria um ciclo vicioso de pecado. Oxalá não entremos nele!

Nos versículo 22 e 23, vemos que Geazi pediu um talento de prata, mas Naamã foi muito generoso e ofertou-lhe dois. Geazi revela ser uma pessoa muito habilidosa, o que nos leva a pensar que ele talvez já estivesse muito habituado a fazer coisas do género. Ele arquitectou um plano que julgou infalível.

Quando Eliseu lhe perguntou onde tinha estado, ele mentiu... Esqueceu-se que Eliseu era profeta e que Deus estava com Ele. Geazi mostra que não sabia com quem estava a lidar. Ele nem sequer sabia quem era Deus. Isto também acontece com muitas pessoas que vão à Igreja com frequência e que até se envolvem em diversas actividades. Simplesmente não conhecem a Deus!

Se ao menos Geazi tivesse agido desta forma com o intuito de usar aquele dinheiro para ajudar alguém em necessidade... Apesar de ainda ser uma atitude errada e, portanto, condenável, teria sido bem melhor do que o fazer para proveito próprio. Ele foi movido pela ganância, mas rapidamente descobriu que Deus é um Deus justo e que se ira contra o mal. Geazi recebeu como castigo a doença de que Naamã tinha sido curado, a lepra. E o castigo não se destinou apenas a si, mas também à sua descendência.
Que lição para nós! Uma atitude irresponsável da nossa parte pode trazer consequências altamente nefastas para nós e para os nossos descendentes.
Oxalá busquemos, diariamente a sabedoria de Deus e a Sua vontade!

Sem comentários:

Enviar um comentário