terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Culto da tarde...

O último Domingo foi um dia muito especial para a vida da nossa Igreja e da do Pr José Lopes. O nosso querido Pastor acaba de se aposentar da carreira docente. Porém, como ele próprio afirmou, não se vai reformar... Dedicar-se-á integralmente à sua paixão maior: o serviço ao nosso Deus.

Para celebrar o início desta nova etapa, a Igreja Baptista de Tondela prestou-lhe uma mais do que merecida homenagem, reconhecendo assim a seu trabalho abnegado em prol da Obra do Senhor nesta cidade.

Quase há três décadas que a sua entrega e dedicação à Igreja de Tondela servem de inspiração a todos quantos se cruzam com ele. O seu carácter e a sua integridade em todas as áreas da sua vida não deixam ninguém indiferente. O Pr. José Lopes tem deixado marcas, marcas positivas. É uma referência para aqueles que têm o privilégio de conviver com ele. É nosso desejo e oração que o Pai Celestial o abençoe ricamente e que o continue a capacitar e a usar para Sua glória.
A amada Igreja Baptista de Mangualde, que é pastoreada pelo Pr. José Lopes, juntou-se a nós nesta celebração, e o Ir. Daniel Felizardo trouxe-nos uma meditação sobre o ministério pastoral. Intitulada "O que as ovelhas esperam de um Pastor", esta reflexão teve suporte bíblico em I Timóteo 3:1-7. Neste texto, o apóstolo Paulo enumera as virtudes que devem presidir à vida pastoral.

O pastor deve ser irrepreensível, isto é, que nada se lhe possa apontar; que seja um exemplo para todos os outros.

O pastor deve ser um marido fiel e educar os seus filhos no caminho do Senhor, pois a vida familiar é fundamental para o sucesso pastoral. O pastor deve, assim, mostrar um cuidado familiar extremo, de modo a espelhar na Igreja o seu zelo para com a família.

O pastor deve ensinar a Palavra de Deus, ser honesto e hospitaleiro; não deve ser imaturo nem dado a vícios...

Resumindo, o pastor deve ter uma vida exemplar para que seja um bom testemunho para todos aqueles que ainda não abraçaram a fé.

A mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe teve por título "O que os pastores esperam das ovelhas que Deus lhes confiou" e baseou-se em Hebreus 13:7,13.
O versículo 7 é um apelo: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus". Ou seja, é-nos pedido que tenhamos um cuidado especial, um apreço grande por aqueles que pregam a Palavra... Mas a Palavra de Deus e não aquilo que eles próprios desejam falar. Muitas vezes, os pastores gastam-se em prol das suas ovelhas e quando já não lhes restam forças, ninguém se importa com eles. Oxalá nós não sejamos assim. Demonstremos cuidado para com os nossos pastores e não nos esqueçamos do seu trabalho invisível (oração, visitação, acompanhamento... tudo isto condimentado com muitas lágrimas, pois, muitas vezes, a carga é demasiado pesada). Apoiemos os nossos pastores e oremos por eles!
O verso 17 diz que devemos obedecer aos nossos pastores. Isto refere-se a obediência em termos espirituais e, obviamente, só os pastores que pregam a Palavra genuína e têm uma vida irrepreensível é que "merecem" a nossa obediência. Isto é, devemos respeitar a autoridade espiritual dos nossos pastores, pois eles terão que prestar contas a Deus das suas ovelhas.

Veja mais fotos desta celebração no vídeo seguinte:

Sem comentários:

Enviar um comentário