



Nos versículo 22 e 23, vemos que Geazi pediu um talento de prata, mas Naamã foi muito generoso e ofertou-lhe dois. Geazi revela ser uma pessoa muito habilidosa, o que nos leva a pensar que ele talvez já estivesse muito habituado a fazer coisas do género. Ele arquitectou um plano que julgou infalível.
Quando Eliseu lhe perguntou onde tinha estado, ele mentiu... Esqueceu-se que Eliseu era profeta e que Deus estava com Ele. Geazi mostra que não sabia com quem estava a lidar. Ele nem sequer sabia quem era Deus. Isto também acontece com muitas pessoas que vão à Igreja com frequência e que até se envolvem em diversas actividades. Simplesmente não conhecem a Deus!
Saulo era conhecido como aquele que perseguia e matava os Cristãos. Este era o seu trabalho e ele fazia-o com um zelo incrível. E foi precisamente durante o cumprimento desta sua "missão" que teve início o processo da sua conversão. Dirigia-se para Damasco, a fim de prender todos aqueles que seguissem a Jesus, quando é cercado por uma luz intensa vinda do Céu, que o deixou sem conseguir ver. E eis que uma voz ecoa: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"
Repleto de espanto e, provavelmente, também de medo, Saulo pergunta: "Quem és, Senhor?"
"Sou Jesus, a quem tu persegues". - é a resposta que ele obtém.
Que lição que Jesus nos dá aqui, aproximando-se de quem Lhe queria mal. Jesus ordena-nos que amemos os nossos inimigos, pois é este tipo de amor - incondicional - que Ele também tem por nós.
É de notar que, após o seu contacto com Jesus, Saulo deixou de ver. O contacto com o esplendor e a glória de Deus foi tão forte que ele ficou cego, ainda que temporariamente. Além disso, durante três dias não comeu nem bebeu. Um encontro com Deus tem efeitos surpreendentes. É impossível não sermos transformados quando nos encontramos com Jesus.
A transformação da vida de Paulo (Deus até lhe mudou o nome!) foi tremenda e prova-nos que Deus tem poder para transformar a vida de qualquer um, até a daquelas pessoas para as quais julgamos não haver solução.
O Senhor, através de Ananias, curou Paulo da cegueira. Mas, mais importante do que a cura física, foi a cura espiritual. Paulo, outrora incansável a perseguir os Cristãos, colocou esse zelo ao serviço de Deus, levando o Evangelho a todos os povos e nações do mundo de então. Deus ama e transforma. Nos momentos difíceis, quando estivermos a atravessar os desertos da vida, lembremo-nos do amor incondicional do Pai Celeste, um amor indescritível, tão grande que O levou a entregar o Seu Filho para morrer por nós.
Resumindo: Oxalá não sejamos como Ananias, barreiras à graça e ao amor de Deus e, nas adversidades, lembremo-nos que, às vezes, Deus permite que cheguemos ao limite das nossas forças a fim de testar se estamos firmados na Rocha ou na areia. Não nos esqueçamos que o diabo é astuto e que trabalha das mais variadas formas para nos afastar da comunhão com Deus. Às vezes, para nos atormentar, ele até nos traz à memória um pecado antigo. E nós, não obstante sabermos que já fomos perdoados, ficamos perturbados...
Oxalá estejamos firmados na Rocha, que é Jesus, confiantes no amor inabalável do nosso Deus!
Resumindo, o pastor deve ter uma vida exemplar para que seja um bom testemunho para todos aqueles que ainda não abraçaram a fé.
Veja mais fotos desta celebração no vídeo seguinte:
No entanto, na nossa vida, não podemos olhar só para trás; também temos que olhar para a frente. E, aquilo que está diante de nós, muitas vezes não é muito claro. Assim, talvez devamos seguir o exemplo de Davi, orando: "Senhor (...) aplana diante de mim o Teu caminho" (Salmos 5:8). Quando olhamos para o caminho à nossa frente - a nossa vida - tendemos a pedir a Deus que aplane o nosso caminho. Davi sabia que não era essa a oração que devia fazer. Oxalá nós também peçamos a Deus que nos ajude a andar sempre no Seu caminho e não no nosso...
Também tendemos a pensar que Deus se esqueceu de nós quando as coisas não são muito claras. Mas, terá esse pensamento qualquer fundamento? Isaías 49:14-16 mostra-nos que não. O Senhor Deus jamais se esquecerá de nós. Tem-nos gravados na palma das Suas mãos. Ao encarar o novo ano, olhemos pelo espelho retrovisor da nossa vida e contemplemos as mãos de Deus!
O que é que temos na mão? Davi tinha apenas uma funda, quando enfrentou o Gigante Golias (I Samuel 17), mas isso não o impediu de o vencer.
Sansão tinha apenas uma queixada de jumento e com ela feriu mil Filisteus (Juízes 15:15).
Durante o culto, o Pr. Jónatas Lopes revelou-nos o lema da nossa igreja para 2011, o qual se baseia em Jeremias 18: Transformados por Deus.
Recordamos que em 2010, o lema foi: A Cruz de Cristo.
Quando olhamos para a Cruz de Cristo, temos que ser, forçosamente, transformados...
"... Eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18:6)