domingo, 22 de agosto de 2010

EBD...

Hoje, a nossa lição da Escola Bíblica Dominical foi baseada no texto bíblico registado em II Coríntios 8:1-9. Havia necessidades entre os crentes de Jerusalém e Paulo desafia os Coríntios a levantarem uma oferta. Ele começa por dizer aos crentes de Corinto que Deus estava a actuar nas igrejas da Macedónia, pois, não obstante todas as tribulações que tiveram de enfrentar, eles sentiam alegria. Mas, como é que é possível ter alegria quando os problemas ameaçam assolar-nos? Só quando há total dependência de Deus. A nossa paz não depende de circunstâncias exteriores, mas da nossa confiança no Senhor Deus, que tem o melhor para os Seus filhos. Quem somos nós quando algo mau nos acontece? Como reagimos perante as dificuldades da vida? O que é que dizemos a Deus nos primeiros momentos da tribulação? Infelizmente, muitas vezes, revoltamo-nos e caímos em pecado. Nos versículos 2 e 3, vemos que eles, apesar de serem pobres, ofertaram generosamente. Contribuíram um pouco acima das suas posses. Ou seja, fizeram ofertas sacrificiais. Então, Deus operou e transformou a sua pobreza em riqueza. Contudo, é importante notar aqui que não se trata de um negócio. Muitas vezes, as pessoas dão apenas para que Deus lhes dê também. Porém, Deus não funciona assim. Ele conhece as nossas intenções e não valoriza aquilo que não é dado de coração. Deus ama aquele que dá com alegria (II Coríntios 9:7).
O verso 5 diz-nos que eles se deram primeiramente ao Senhor. Tudo parte desta entrega. Quem não tiver um compromisso total com Deus, acabará por cair num esvaziamento espiritual. Precisamos depender totalmente de Deus e adorar somente a Ele. Isto é, devemos reconhecer que não somos nada perante Aquele que reina, o Senhor! Contudo, muitas vezes, infelizmente, quase que adoramos mais a criatura do que o Criador! Actualmente, muitas pregações já só focam as necessidades humanas. "Não tenho eu o direito de ser feliz?" Isto é o que mais ouvimos por aí. Nós temos é o dever de seguir a Deus e confiar que a Sua vontade é a melhor para nós. Ele sabe o que faz. Jamais poderemos ser felizes, desobedecendo a Deus!
O versículo 9 afirma que "Jesus, sendo rico, se fez pobre". Isto é, Cristo, dono de tudo, fez-se pobre para que nós nos tornássemos ricos. Mas, que tipo de riqueza é esta? É uma riqueza espiritual, uma riqueza de valor incalculável: a salvação. E, como é que mostramos que a salvação é, de facto, a nossa maior riqueza? Sentindo alegria no meio das tribulações. sentindo a paz que só Deus proporciona. Há maior riqueza do que essa paz interior? "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30:5). A Bíblia não nos garante paz à nossa volta, mas garante-nos paz dentro de nós. Que maravilha!
Em II Coríntios 9:7, Paulo diz: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração". Porém, sabemos que o nosso coração é enganoso. Como resolver isto, então? Se primeiro nos entregarmos ao Senhor, teremos o coração segundo Deus e contribuiremos de forma a satisfazer as necessidades dos outros. Aqui importa referir que a nossa ajuda não tem de ser sempre financeira. Nem sempre conseguiremos chegar às necessidades dos outros com a nossa carteira, mas podemos sempre chegar com as nossas orações. Oxalá incluamos nelas as necessidades dos outros!

Sem comentários:

Enviar um comentário