quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Culto de Estudo Bíblico...

"Qual o meu rumo?" foi o título escolhido pelo pastor Jónatas Lopes para o estudo que hoje nos trouxe. Que rumo é que nós desejamos para a nossa vida? E qual é o que Deus quer para nós? Às vezes, diferem... No entanto, quando percebemos que fomos criados para a glória de Deus (Isaías 43:7), permitimos que seja Ele a dirigir-nos. Aceitamos a Sua vontade para a nossa vida. Nós, filhos de Deus, fomos criados para a Sua glória. Como? Através da adoração, da evangelização, da comunhão, do serviço a Deus. Dar glória a Deus é, então, o ponto de partida. Depois, dá-se a ramificação. Ou seja, todas as nossas acções/decisões dependerão disso. No momento de fazer escolhas, optamos pela que glorifique o nosso Deus.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor" (Isaías 55:8). Este versículo bíblico mostra que o que vai na nossa mente não é aquilo que ocupa o pensamento do nosso Pai Celestial. Que tipo de pensamentos temos nós? Sejamos honestos... Às vezes não são nada bons! Porém, os pensamentos do Senhor são sempre puros. Que bom que Ele não põe em prática aquilo que nós, muitas vezes, pensamos! Os nossos caminhos não são os caminhos dEle... Quantas vezes o nosso desejo de rapidamente atingirmos uma determinada meta não nos leva a tomar um atalho?! Mas, há que ter cuidado! Muitas vezes, na vida espiritual, os atalhos conduzem ao abismo... Jamais esqueçamos que Deus tem o melhor para nós! Deus vai muito para além daquilo que nós pensamos. Os seus pensamentos e os seus caminhos são muito mais altos do que os nossos (Isaías 55:9). Contudo, quem não vive pela fé, quem não está habituado a pisar o território menos seguro, tem dificuldade em compreender isto.
Isaías 57:15 diz o seguinte: "Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos". Que palavras tão belas! Como é maravilhoso saber que o Alto e Sublime Deus, Aquele cuja majestade devemos reverenciar, habita no Céu, mas também está em nós. Ele não se ausenta de nós. Ele criou-nos, mas o Seu trabalho não terminou aí. Ele não nos deixou entregues a nós próprios. Ele está sempre a trabalhar na vida daqueles que se colocam ao Seu dispôr, daqueles que reconhecem que não são nada sem Deus. Isto é, a condição para Deus actuar na nossa vida é a contrição interior.
Jeremias 29:11 afirma que Deus tem pensamentos de paz a nosso respeito, e não pensamentos de mal, para nos dar o fim que desejamos. Deus chamou-nos para a paz e não para a guerra. Isto é, Deus chamou-nos para o ministério da reconciliação. Devemos resistir ao mal com o bem. "Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração (Jeremias 29:12-13). Aqui, Deus abre-nos, claramente, a porta. Não obstante estar no Alto, Ele ouve-nos quando falamos com Ele. Maravilhosa graça! Só precisamos de estar "sintonizados" com Ele, de O buscar de todo o coração! Porém, infelizmente, às vezes, oramos cheios de dúvidas. Outras vezes, a oração é o nosso último recurso. Só recorremos a Deus após esgotarmos todas as alternativas. "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3:20-21) Deus é poderoso (Ele é omnipotente, isto é, tem todo o poder) para fazer mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. A que se refere isto? A bens materiais? Obviamente que não. O Seu poder trabalha em nós, proporcionando-nos paz, segurança, confiança, tranquilidade. E o conforto que advém disto tem um valor incalculável!

Sem comentários:

Enviar um comentário