segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Culto da tarde...

Ontem, no culto da tarde, a mensagem da parte de Deus foi-nos trazida pelo Pr. José Lopes, que nos desafiou a sonhar com os projectos de Deus. António Gedeão, no seu célebre poema "Pedra Filosofal", afirma: "Sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança". Se o crente não sonhar com as coisas de Deus, a Obra de Deus não avança e fica amorfa... Mas, aqui há que fazer a destrinça entre "sonhar com os projectos de Deus" e "sonhar os projectos de Deus". Quando sonhamos com os projectos de Deus, não estamos à espera de um resultado final. Perguntamos a Deus qual o Seu plano para a nossa vida e vamos construindo devagarinho os projectos que Ele tem para nós. Somos participantes. Passamos tempo em comunhão com Deus, buscando a Sua direcção. Quando sonhamos os sonhos de Deus, temos um papel passivo. Ficamos à espera que Deus faça o projecto e nos apresente já o resultado final.
Citando um conhecido pensamento de Fernando Pessoa:"Deus quer, o homem sonha e a obra nasce". O que é que Deus quer? Deus deseja que todas as pessoas se salvem, pois Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê, não se perca, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Se Deus quer, então, para que a obra avance, nós temos de sonhar. Esta trilogia só funciona se nós abandonarmos a nossa zona de conforto e sonharmos com os projectos de Deus. Às vezes, estamos tão acomodados porque já temos a salvação que não fazemos nada para que aqueles que não a têm a obtenham!
Citando, mais uma vez, Fernando Pessoa: "Triste de quem vive em casa /Contente com o seu lar/ Sem que um sonho, no erguer de asa/ Faça até mais rubra a brasa/ Da lareira a abandonar! Triste de quem é feliz! /Vive porque a vida dura./ Nada na alma lhe diz / Mais que a lição da raiz /Ter por vida a sepultura".
Enquanto houver pessoas sem salvação, não podemos ser totalmente felizes. Temos de abandonar a nossa "lareira" e sonhar com os projectos de Deus. Precisamos de orar para que Deus nos introduza no Seu plano salvífico da humanidade!
Mateus 28:19 revela-nos um sonho de Jesus: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Contudo, este sonho de Cristo ainda não se concretizou. Porquê? Jamais a obra nascerá se nós não sonharmos com isso. É Jesus, e os Seus projectos, o conteúdo dos nossos sonhos? Gastamos tempo a sonhar com as coisas de Deus? Estou a fazer algo, ao lado de Deus, para que os Seus projectos se concretizem? Numa linguagem espiritual, Jesus deve ser o homem dos nossos sonhos. Sonhar com Jesus é abraçar o projecto "ir" (Marcos 16:15) e alcançar o mundo para Cristo. Porém, se não tivermos um pouco de "loucura" e ambição para alcançar almas, não conseguiremos contribuir para a expansão do reino de Deus. Há um coro que diz: "Servir a Cristo não é sacrifício / É fruir bênçãos e satisfação/ Servir a Cristo não é sacrifício/ É caminhar com Deus / É ser feliz. Oxalá este coro traduza o nosso desejo!
Oxalá não nos contentemos com o nosso estatuto de seguidores de Cristo e, à semelhança de Mateus e Tiago, dois discípulos de Jesus, que, após a Sua ascensão aos céus, continuaram a sonhar com os sonhos que animaram Cristo, passemos também a servi-lo. Mateus e Tiago pagaram um preço muito elevado por isso. Foram perseguidos e mortos em prol dos sonhos de Jesus. Mas, nada os fez desistir de sonhar com os projectos do Mestre... Que o desejo de Deus de salvar a humanidade seja o nosso sonho!

Sem comentários:

Enviar um comentário