domingo, 30 de maio de 2010

EBD...

"Mostre aos outros a graça divina" foi o título da lição de hoje da nossa Escola Dominical. Deus espera que os Seus tratem sempre graciosamente os outros, lembrando sempre a graça que Ele mostrou ao redimi-los. Mas, o que é graça?! Graça é um favor imerecido... Então, como podemos mostrar aos outros a graça divina? Através da nossa vivência, do nosso testemunho e de actos altruístas. No entanto, dificilmente conseguiremos demonstrar graça aos que nos rodeiam se não nos lembrarmos do que Cristo fez por nós, ao morrer na Cruz para nos salvar... Devemos mostrar graça nas nossas palavras quando alguém nos insulta. Se o fizermos, estaremos a dar bom testemunho. Responder na mesma moeda não resolve nada. Devemos ter calma e paciência, mostrando as coisas sob outra perspectiva!
Levítico 25:10-12 foi o texto bíblico que serviu de base à nossa lição. Deus ordenou ao povo que o 50º ano seria ano de jubileu. Isto é, ao longo desse ano, não deviam fazer rigorosamente nada. Era um ano de descanso para o povo e também para os campos, pois não se devia semear nada. Era uma oportunidade de restauro pessoal. Lembrarem-se da libertação que o Senhor lhes tinha concedido era o propósito principal do ano do Jubileu... Quantas vezes não nos esquecemos daquilo que Deus faz nas nossas vidas?! Oxalá consigamos parar para reflectir e agradecer ao Pai Celestial as bênçãos que Ele tem derramado sobre nós!
Em Levítico 25:18-19, Deus faz uma promessa ao povo: se eles observassem, guardassem e cumprissem os Seus estatutos, Ele abençoá-los-ia. Esta promessa é válida também para nós. Se nos regermos pela Palavra de Deus, Ele dá-nos aquilo de que necessitamos. Em Levítico 25:35-38, o povo é chamado a ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. Deviam emprestar dinheiro sem cobrar juros. Jamais se deviam aproveitar da desgraça alheia. Deviam sempre lembrar-se do que Deus tão graciosamente lhes tinha feito: libertou-os do Egipto, onde eram escravos, e conduziu-os a Canaã. Nós também somos chamados a agir assim. Se virmos alguém necessitado, devemos ajudar essa pessoa.
Como é que Deus se sentirá mais glorificado? A resposta a esta pergunta deve servir de base a todas as nossas decisões... Oxalá o nosso alvo seja sempre glorificar o nosso Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário