O estudo de hoje, apresentado pelo nosso pastor Jónatas Lopes incidiu sobre Juízes 6:11-24: "Um anjo fala com Gideão".
O Senhor, que é um Deus pessoal, enviou um anjo a Gideão com uma mensagem reconfortante: "O Senhor é contigo, varão valoroso".
Ao ouvir o anjo, Gideão questionou aquelas palavras: "Se o Senhor é connosco, porque tudo isto nos sobreveio?"
Não somos nós também assim? Quando as dificuldades surgem, quando as problemas se amontoam, tendemos a questionar Deus. "Porquê Deus? Não sou teu filho? Porquê a mim? Não mereço isto!"
Gideão lembrou-se das maravilhas que Deus fizera no passado, acerca das quais tinha ouvido os seus antepassados falarem.
Olhando para trás, nós também vemos que Deus esteve presente em todos os momentos da nossa vida, nos bons e nos maus... Isso prova que podemos contar com a Sua presença em quaisquer circunstâncias.
Nós devemos servir a Deus por tudo aquilo que Ele já fez e não por aquilo que queremos que Ele realize.
Quando o Senhor disse a Gideão que ele livraria Israel, ele mostra-se céptico. Como? A minha família é a mais pobre. Eu sou o menor!
Às vezes, nós também agimos assim... "Eu não sei. Não tenho. Não sou capaz!" - dizemos nós a Deus.
Quando reconhecemos que somos fracos, então, somos fortes, e Deus, que é Quem nos fortalece, usa-nos. Foi o que aconteceu com Gideão. Deus usou-o para livrar o seu povo da mão dos midianitas.
No verso 16, o Senhor diz-lhe, uma vez mais, que será com ele. Uma repetição para lhe dar mais segurança para avançar. Mas, Gideão quer ter mesmo a certeza de que é, de facto, o anjo do Senhor que fala com ele e pede-lhe um sinal. Isto também acontece connosco. Muitas vezes, quando precisamos de tomar decisões importantes, pedimos um sinal a Deus, pois desejamos estar sempre no centro da Sua vontade.
Era, de facto, o Senhor que estava com Gideão e ele alcançou vitória sobre os midianitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário