sábado, 13 de junho de 2009

Carta Pastoral...

Estamos quase a chegar a meio do ano. E tenho que recordar o tema da nossa Igreja: VIVO FELIZ POIS SOU DE JESUS. E este mês acrescentamos ... porque testemunho da excelsa graça de Deus. À semelhança daquilo que temos feito nos meses que o antecederam, este mês falaremos de investimento na Evangelização.

Jane Crosby, no hino 375 do Cantor Cristão, refere que são os anjos que, descendo dos Céus, trazem «ecos da excelsa graça de Deus». Foram eles os portadores, ou os mensageiros, da excelente graça de Deus. Por outras palavras, os anjos, ministros de Deus para executarem o Seu beneplácito, abeiravam-se dela e davam-lhe a conhecer aquilo que Deus é na Sua essência. Ela sentia-se favorecida pela especificidade/natureza de Deus, a quem ela se tinha submetido.

Quando olhamos para a experiência de Crosby, e para tudo aquilo que o nosso Deus representava para ela, só podemos concluir que ela vivia feliz porque se submetia ao Seu amor. E essa submissão traduzia-se em acção de Deus e em movimento angélico em direcção a ela. Este é um dos segredos revelados por ela nesse maravilhoso hino, que deixa de ser segredo na medida em que ela no-lo revelou. Podemos, pois, concluir que o caminho da submissão é o caminho da bênção, ou seja, sem submissão a Deus torna-se quase impossível recepcionar bênçãos do Alto.

A Jane Crosby chegavam ecos da maravilhosa graça de Deus apenas porque ela se submetia ao amor e Deus. E Deus a surpreendia com a Sua esplendorosa acção, de tal forma que, apesar da sua condição existencial (relembro que ela era invisual), ela vivia feliz porque era de Jesus.

O nosso mundo regista um elevadíssimo número de pessoas desencantadas com a vida, revoltadas com a sua situação pessoal e todos os seus contextos (saúde, familiar, profissional, etc). E ainda por cima vivem rodeados de mensageiros de igual cariz, arautos do abatimento e da frustração, numa contínua onda de desvario e de destruição. E isto porquanto são reduzidíssimos os mensageiros de cariz Divino que as rodeiam. São quase ilhas isoladas, ou ilhéus bem distantes e inacessíveis, os mensageiros da paz, os portadores de discursos imbuídos de esperança, ou que patenteiem uma pequena luz no fundo do túnel. E é aqui que nós somos chamados como crentes em Cristo.

Investir na Evangelização é assumirmos o papel de «anjos» sendo portadores da excelsa graça de Deus nos espaços onde estamos inseridos e para as pessoas com quem inter-agimos. Salomão, no livro de Eclesiastes, avisa que “quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” . E Ricardo Gondim, comentando este texto, refere que «se esperarmos por circunstâncias ideais para fazermos a obra de Deus, perderemos nosso tempo, pois elas não virão nunca». Também não sei o que, na sua perspectiva, eram as circunstâncias ideais, mas sei que cada dia traz-nos condições ideias para fazermos a obra de Deus. Sei que cada pessoa portadora de estados psicológico-espirituais, semelhantes aos que apontei no parágrafo anterior, reúnem contextos ideais para, em Nome de Jesus, efectuarmos a Obra de Deus. Elas não são felizes ... porque não são de Jesus! E compete àqueles que são de Jesus conduzir para elas mensagens do amor e da graça de Deus! «Como ouvirão se não há quem pregue?».

Como terão acesso a discursos que levantem a sua auto-estima e animem o seu espírito se os filhos do Senhor Deus silenciarem a sua voz? Apatia, indiferença, ausência de militância, etc, não podem fazer parte do nosso vocabulário e muito menos do nosso estilo de vida. O diabo desejo silenciar-nos e desafia-nos para uma apatia militante e de indiferença ao clamor das multidões.

Todavia, a esmagadora maioria dos crentes em Mangualde e em Tondela não lhe deram ouvidos e se disponibilizaram para servir o Senhor. E querendo Deus avançaremos, sob a direcção do Espírito, ao encontro de pessoas que necessitam de Deus e da manifestação da Sua graça nos seus contextos existenciais.Glória a Deus! À semelhança dos anjos, em relação a Crosby, também iremos ser ministros na vida de tantos e tantos que carecem da alegria e paz que somente o Senhor Deus concede!

Pr. José Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário