Continuamos a estudar o Evangelho de João e, hoje, o estudo, apresentado pelo nosso pastor José Lopes, incidiu sobre a parábola do "Bom Pastor", que se encontra no capítulo 10.
Aspectos a reter:
1) Jesus fala com autoridade. Ao repetir a expressão "na verdade", Ele está a dizer aos seus destinatários que é uma pessoa credível, que merece ser escutado.
O procedimento do salteador (que não usa a porta para entrar) não é um procedimento normal. Ele invade espaços que não são seus e tenta ter acesso a coisas que não lhe pertencem. Semelhantemente, quem quer invadir a vida das pessoas, manipulá-las e explorá-las não usa um processo normal.
Jesus faz um aviso solene. Ele entra na nossa vida por um processo normal. É o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo. Jesus tem interesse em entrar na vida das pessoas, porque Ele é Criador, Ele é Senhor. Porém, Ele não força a entrada. ("Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele"- Apocalipse 3:19)
2) Jesus fala e as ovelhas ouvem. Isto é, escutam, atendem, obedecem, submetem-se à Sua vontade...
Jesus é um Pastor que tem tanto apreço por nós, que até sabe o nosso nome.
3) Jesus vai como general. Ele vai à nossa frente. Ele manda-nos ir, mas não nos deixa ir sós. Ele prometeu estar sempre connosco... ("Portanto ide (...) e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" - Mateus 28:19-20)
4) As ovelhas seguem o seu pastor. As ovelhas não seguem os estranhos, porque não conhecem a sua voz. Do mesmo modo, nós, se tivermos comunhão com Deus, conheceremos bem a Sua voz e não a confundiremos com outras vozes...
Só há um caminho para Deus: JESUS CRISTO!
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas". (João 10:7)
Sem comentários:
Enviar um comentário