quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Hoje, o nosso estudo teve como tema "a oração" e o nosso pastor começou por nos apresentar o pensamento: "Mais vale que o teu coração não tenha palavras do que as tuas palavras não tenham coração". Então, desafiou-nos a aplicar esta frase ao tema do nosso estudo: a oração. Vale mais apresentarmo-nos diante de Deus sem palavras, mas com o coração aberto, do que chegarmos com palavras eloquentes, mas desprovidas de qualquer sentimento. O que importa é a nossa atitude diante de Deus. Um coração sem palavras diante de Deus (atitude de quebrantamento), terá 100% de êxito. Já alguém que se apresente perante Deus com palavras sem coração (atitude de exibicionismo) terá 100% de inêxito. Sabemos que Deus não despreza um coração quebrantado (Salmo 51:17) e também temos a garantia de que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)
A oração coloca-nos no Santuário de Deus. Mas, quais são as chaves que nos abrem as portas de acesso a Deus? O Salmo 15 dá-nos a resposta:
  • Integridade /Sinceridade. Quem se aproxima de Deus com palavras sem coração, não está a ser sincero, é hipócrita.
  • Praticar a justiça. Há uma barreira que impede o nosso acesso a Deus. Chama-se pecado! Como resolvemos este problema? Através da confissão. Quando confessamos o nosso pecado, demonstramos sinceridade.
  • Verdade. Jesus diz-nos que o nosso falar deve ser sim, sim; não, não... (Mateus 5:37)
  • Não difamar. O que é difamar? É desfazer a fama de alguém. É dizer mal.
  • Não fazer mal ao próximo. Somos chamados a fazer o bem, até aos nossos inimigos. (Mateus 5:44)
  • Não lançar injúrias contra o próximo. Isto é, ter uma política de boa vizinhança.
  • Desprezar o réprobo. Há pessoas que ao mal chamam bem, e ao bem, chamam mal (Isaías 5:20). Nós não devemos ter por companheiros aqueles que têm opções erradas.
  • Honrar os que temem ao Senhor. O que é honrar? É dar valor, é respeitar, é amar... Jesus disse para nos amarmos uns aos outros como Ele nos ama. (João 13:34)
  • Não mudar, isto é, manter-se fiel ao que é correcto, mesmo que isso traga prejuízos pessoais. Às vezes, temos de sofrer o dano, para que o reino de Deus não sofra.
  • Não emprestar dinheiro com usura (juros elevados). Ou seja, não devemos aproveitar-nos das circunstâncias difíceis de alguém. Não devemos explorar as fraqueza dos outros...
  • Não aceitar suborno contra o inocente. Quando nos vendemos e alteramos a justiça, pecamos.
Qual é o segredo da oração eficaz? Encontramos a resposta em Tiago 5:26. Uma oração só é eficaz se não houver pecado na vida de quem a faz. Por isso, devemos começar por confessar o nosso pecado. Se estivermos de relações cortadas com alguém, a nossa oração não terá qualquer valor. Logo, devemos reconciliar-nos uns com os outros antes de nos dirigirmos a Deus. (Mateus 5:23-24)

Sem comentários:

Enviar um comentário