quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Culto de Estudo Bíblico e Oração...

Hoje estudámos João 12:1-8. Este estudo foi-nos apresentado pelo Pr. José Lopes.
Os acontecimentos aqui relatados têm lugar em casa de Simão, o curtidor, seis dias antes da Páscoa. Ou seja, o ministério de Jesus está muito próximo do fim. Lázaro, a quem Jesus ressuscitara está presente nesse jantar, assim como suas irmãs, Marta e Maria. Marta servia. Oxalá ela nos sirva de referência, pois todos nós somos chamados ao serviço. Fomos salvos para servir! Maria, num acto que demonstra profunda gratidão para com Jesus, por Ele ter ressuscitado o seu irmão, Lázaro, dá-Lhe algo muito precioso, algo de elevado custo: um perfume caríssimo (Valia 300 denários. Naquela época, o salário diário de um trabalhador era 1 denário. Logo, o valor do perfume equivalia a 300 dias de trabalho. Transportando para os dias de hoje, e tendo por base o Salário Mínimo Nacional, o qual ronda os 450 euros mensais, um trabalhador que tenha este ordenado, recebe 15 euros por dia. Este valor multiplicado por 300, dá 4500 euros. Ou seja, o perfume que Maria derramou sobre os pés de Jesus, actualmente, valeria no mínimo 4500 euros). Certa vez, David disse que não daria ao Senhor algo que não lhe custasse nada (I Crónicas 21:24). Jesus merece o melhor e nós devemos dar-Lhe o melhor do que temos e do que somos!
Maria derramou o perfume valioso sobre os pés de Jesus e a casa encheu-se daquele agradável aroma. Semelhantemente, a nossa gratidão para com Deus, pode beneficiar as pessoas que nos rodeiam.
Judas reage ao gesto de Maria, contestando-o. No entanto, alguns dias depois, Judas vendeu Jesus por um terço desse valor, isto é, o equivalente a 1500 euros nos dias de hoje. Apesar de Judas ser um dos seguidores de Jesus, para ele, Jesus não valia quase nada. Podemos estabelecer aqui uma analogia entre Judas e o 3º terreno da "Parábola do semeador" (Mateus 13:3-8). Se não permitirmos que Jesus tire os "espinhos", eles crescerão e sufocarão a semente. Judas desencantou-se com Jesus. Porquê? Ele desejava Jesus como um poderoso líder político, capaz de libertar a Palestina do domínio do Império Romano. Como Jesus não enveredou por esse caminho, Judas desiludiu-se. Muitas pessoas decepcionam-se com Deus por Ele não lhes dar o que elas desejam, por Ele não permitir que sejam aquilo que elas querem ser. São pessoas que não se submetem à vontade de Deus para as suas vidas.
Judas justifica a sua reacção para com o gesto de Maria com os pobres, pois -afirma ele - o melhor destino para aquele perfume caro seria a sua venda, o que permitiria ajudar os pobres. No entanto, a preocupação de Judas não era, de todo, os pobres. Sendo tesoureiro, tinha acesso ao dinheiro e, quanto mais entrasse na caixa das ofertas, mais ele teria para roubar. Ou seja, Judas seguia Jesus com a motivação errada. Jesus responde que haverá muitas oportunidades de ajudar os pobres. Porém, já não haverá muitas ocasiões para demonstrações de amor para com Ele, dado que o Seu tempo na Terra está a terminar. Aquele seria, portanto, um momento único na história daquela famíla. Maria não desperdiçou aquela oportunidade e mostrou a sua gratidão a Jesus. Nós também devemos aproveitar as oportunidades quando elas surgem. Não devemos adiar o que podemos fazer agora. Basta a cada dia o seu mal! (Mateus 6:34)
Maria fez aquilo que era prioritário naquele momento. Nós também devemos saber priorizar as coisas! "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". (Mateus 6:33)

Sem comentários:

Enviar um comentário