domingo, 16 de agosto de 2009

Culto de Domingo

Hoje, no culto da tarde, o Pr. José Lopes trouxe-nos uma mensagem baseada em Provérbios 6:16-19. Esta passagem bíblica apresenta-nos várias coisas que desagradam a Deus. O nosso pastor levou-nos a reflectir naquela que aparece em primeiro lugar neste texto: a altivez. O orgulho é o pecado mais velho do mundo e não dá quaisquer sinais de enfraquecimento com a idade.
Orgulho é a adoração idólatra de nós mesmos. Uma pessoa altiva considera-se superior aos outros e até acha que não precisa de Deus. O orgulhoso e egocêntrico deseja que o mundo gire em torno de si. Não pode haver espaço para Deus em alguém que esteja cheio de si mesmo! O orgulho é uma erva daninha que impede que qualquer outra coisa cresça à sua volta. O orgulhoso Nabucodonosor foi retirado do reino e colocado no campo a comer erva como os animais (Daniel 4:30-33). O orgulhoso Saul foi afastado do trono (I Samuel 15:26-28). O orgulhoso Adão foi expulso do Éden (Génesis 3:23).
O coração é o solo da alma, onde Deus faz frutificar todas as virtudes, mas apenas quando nos desprendemos do orgulho. Deus ajuda o humilde, mas abate o altivo (Salmo 18:27). O homem soberbo não obtém qualquer resposta da parte de Deus (Salmo 101:5). Deus humilha os altivos (Isaías 5:15), mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6).
O apóstolo Paulo teve um ministério extraordinário. Foi incansável na propagação do Evangelho, levando-o a muitas nações; teve visões indescritíveis, mas Deus deu-lhe o tal "espinho na carne" para que não se ensoberbecesse. Foi o orgulho que transformou anjos em demónios. É a humildade que transforma demónios em anjos. Um outro pensamento diz que a melhor maneira de vermos a luz divina é apagando a nossa própria vela. Não podemos brilhar com a nossa própria vela, mas devemos deixar Jesus, que é a Luz do Mundo, brilhar em nós. Para vermos a grandeza de Deus, precisamos de descer ao vale da humildade. Quem se humilha, será exaltado. E quem se exalta, será humilhado (Lucas 28:14).
O orgulho afasta Deus das nossas vidas e afecta os nossos relacionamentos. Se, porventura, a soberba bater à nossa porta, dialoguemos com Deus, como Davi fez, pedindo-Lhe que não permita que o orgulho se instale no nosso coração (Salmo 19:13).

1 comentário:

  1. Miriam Raquell Martins Oliveira26 de agosto de 2009 às 16:21

    Nao estavamos ca mas oramos sempre por a igreja.

    ResponderEliminar