quarta-feira, 27 de abril de 2011

Culto de Celebração da Páscoa...

No último Domingo, as celebrações da Páscoa na nossa Igreja iniciaram-se com o Culto de Ressurreição, pelas 07:00. Foi um excelente tempo de reflexão. Lemos os textos bíblicos registados em João 18 e João 19 e reflectimos sobre a importância da morte e ressurreição de Jesus. Ele morreu, sim, mas ressuscitou. Cristo vive! Esta reconfortante verdade ajuda-nos a encarar o futuro com confiança. O nosso futuro eterno será passado junto do Cristo Ressurrecto, num lugar de delícias perpétuas que Ele nos foi preparar quando ascendeu ao Céu...
Após o Culto de Ressurreição, tomámos um pequeno-almoço, amorosamente preparado por um grupo de irmãos da nossa Igreja. Seguiu-se o Culto de Celebração da Páscoa e o Pr. Jónatas Lopes pregou com base em Romanos 3:9. Estava a acontecer uma discussão sobre a diferença entre judeus e gregos, pois os primeiros julgavam-se superiores. O apóstolo Paulo vem refutar isso, declarando que todos estamos debaixo do pecado. Logo, perante Deus, somos todos iguais. Maravilhosa graça!
"Não há um justo, nem um sequer", afirma o versículo 11. Isto significa que Deus, por causa do sacrifício que Cristo realizou em prol da humanidade, declara-nos justos, mas não o somos. O verso 13 fala daqueles cuja "garganta é um sepulcro aberto". Palavras fortes! Mas, quantas pessoas não há por aí que correspondem a esta descrição? Nós, os filhos de Deus, somos chamados a contrariar essa tendência, celebrando as vitórias dos outros, elogiando e dando uma palavra de incentivo. Oxalá as nossas palavras sejam sempre agradáveis!
O versículo 14, muito semelhante ao anterior, afirma que a boca de alguns está "cheia de maldição e amargura". Sim, há pessoas que quando abrem a boca, só destilam veneno. A Bíblia diz que da nossa boca só devem sair palavras que sirvam para edificação (Efésios 4:29). Que as nossas palavras sejam sempre agradáveis aos outros e a Deus. Que em todas as situações possamos dar única e exclusivamente glória ao nosso Deus!
"... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Este versículo mostra-nos que todos, sem excepção, precisam da maravilhosa graça do nosso Deus e faz-me compreender que todos os que me rodeiam poderão falhar e, portanto, carecem da glória de Deus. Foi por isso que Deus enviou o Seu Filho, para "que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). "... o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Estas verdades trazem alento aos nossos corações!
Hoje é dia de Celebração! Cristo morreu pelos nossos pecados. Como é que reagimos a tal acto de amor? Percebemos o seu alcance? Na morte, percebemos que há vida e vida em abundância... Isto traz-nos uma imensa alegria, mas também uma grande responsabilidade, pois não podemos viver a vida cristã levianamente. Cristo restabeleceu a nossa ligação com o Pai Celeste. Na Cruz, nós reconciliamo-nos com Deus, mas também devemos reconciliar-nos com a Igreja e com qualquer pessoa com quem tenhamos conflitos. É na cruz de Cristo que arranjamos forças. Ela dá-nos ânimo, pois Cristo morreu e ressuscitou. Aleluia! Ele vive! Hoje celebramos vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário