segunda-feira, 18 de abril de 2011

Culto da tarde...

I Tessalonicenses 5:12-28 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem que o Pr. Jónatas Lopes nos trouxe no último Domingo. Esta passagem contém diversas recomendações e a primeira diz respeito à nossa responsabilidade para com aqueles que lideram. Devemos ter apreço, devemos demonstrar cuidado e amor para com aqueles que nos presidem, os nossos líderes espirituais. "Tende paz entre vós". Se somos chamados a ter paz com todos, muito mais devemos viver em paz com os nossos irmãos em Cristo. Enquanto Igreja, temos a responsabilidade de promover a paz. Problemas sempre há, pois todos falhamos. Mas, apesar de falharmos, devemos viver em paz. Como? Entendendo a maravilhosa graça do nosso Deus. O amor cobre uma multidão de pecados. Assim, apoiemo-nos uns aos outros, ajudando a levantar aquele que está caído, para que também sejamos ajudados quando cairmos. Lembremo-nos sempre de que ninguém é infalível!
Para vivermos em paz, esta tem de ser recíproca. Devemos "outrar-nos", isto é, devemos colocar-nos no lugar das outras pessoas e fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem a nós. A vida cristã é acção. Devemos tomar a iniciativa. O versículo 14 fala da necessidade de se admoestar os desordeiros. Porém, devemos ter em conta que quando chamamos a atenção dos outros, esse acto deve visar a restauração da pessoa e não a sua ruína. Não confundamos disciplina com punição! Neste verso, somos ainda chamados a consolar os desanimados. Esforcemo-nos por ser pessoas encorajadoras. Estejamos atentos a fim de identificarmos as necessidades dos que nos rodeiam. Muitas vezes, as pessoas só precisam de um pouco de carinho. E um abraço faz maravilhas! Também devemos ser longânimos uns com os outros. Sejamos pacientes e não respondamos ao mal com o mal. Mesmo que ajam mal para connosco, procuremos reagir bem, demonstrando assim que o amor de Deus habita em nós.
"Regozijai-vos sempre" (v.16). A "ordem" é que sejamos sempre alegres. "Mas, como é possível estar contente quando temos uma saúde débil ou quando temos problemas familiares ou conflitos no local de trabalho?" - perguntarão muitos. A resposta encontra-se no versículo seguinte. "Orai sem cessar". A intimidade com o Pai Celestial fortalece-nos, ajudando-nos a enfrentar as adversidades com confiança. Habacuque é disso exemplo. Ele podia dizer que se alegrava no Deus da sua salvação, ainda que não tivesse nada (Habacuque 3:17-19).
"Em tudo dai graças" (v.18). Às vezes, não vemos aquilo que Deus realiza nas nossas vidas. Ponhamos os óculos da graça e olhemos para trás a fim de vermos o que Ele tem feito por nós, como nos tem guardado e protegido. Sejamos gratos ao Pai Celestial pelo Seu cuidado extraordinário! O versículo 20 diz que não devemos desprezar as profecias. Como é que o fazemos? Quando achamos que determinada palavra é apropriada para alguém e não para nós, que é mesmo o que determinada pessoa está a precisar...
"Livrai-vos da aparência do mal" (v.22). Oxalá sejamos referências. Que as pessoas que connosco convivem possam ver a diferença que Deus faz nas nossas vidas! Procuremos ser íntegros e irrepreensíveis.
Esta lista de instruções termina com a ordem: "Saudai a todos os irmãos com ósculo santo". Ou seja, somos chamados a demonstrar carinho para com os nossos irmãos. Não nos inibamos de exteriorizar o nosso amor fraternal para com todos, abraçando e beijando os nossos irmãos em Cristo.
Resumindo: Uma Igreja que vive em longanimidade percebe as suas fraquezas e percebe as fraquezas dos outros e os seus elementos apoiam-se mutuamente, tendo sempre a atitude de confissão pública das suas falhas. Lembremo-nos de que confessar um erro não é sinal de fraqueza. Bem pelo contrário! É um acto de coragem que deve ser valorizado...

Sem comentários:

Enviar um comentário