sábado, 19 de dezembro de 2009

Carta Pastoral...

Estamos na recta final do ano. Tempo de um primeiro balanço. Vamos a ele?

No passado Domingo reflectimos sobre o 1º semestre do ano. Hoje, vamos fazê-lo em relação ao 2º semestre. Assim:

Julho: Vivo feliz ... ... porque eu vivo em seu grande amor – investindo em mim mesmo. E como é que poderemos ser infelizes se somos bafejados pelo grande e precioso amor de Deus. Amor claramente único em toda a dimensão e expressão. Amor que enche e preenche a nossa vida e que nos encanta e seduz, até porque ele é inequívoco, permanente e valorativo. E investir em nós mesmos é conduzirmos o nosso pensamento para a arte de pensar: pensar nesse tão valioso Deus para quem nós não somos meras e insignificativos figurantes neste planeta que Ele criou. E investir em nós mesmos é conduzirmos o nosso coração a se dar por satisfeito com esse tranquilizante amor do nosso Pai Celeste. Será que foi isso que nós fizemos? E é esse o nosso estado de espírito?

Agosto: Vivo feliz ... porque é Ele que edifica a minha casa - investindo no companheirismo familiar. Algumas questões: temos consciência da acção de Deus na vida das nossas famílias? Já alguma vez equacionámos o como seria a nossa família se Cristo não estivesse presente desde a sua formação até ao presente momento? Todo o nosso agregado familiar tem consciência dessa acção Divina? Que lugar ocupa o Senhor Deus na vida da nossa família? Que lugar ocupa a adoração, a oração e a meditação nos nosso contexto familiar? Sou eu mais valia ... referência ...para o meu lar? Qual a prioridade que dou à salvação daqueles que se agregam debaixo do mesmo telhado?

Setembro: Vivo feliz ... porque posso ser seu Embaixador –investindo no serviço cristão. Que maravilha! Sim ... é que qualquer crente em Jesus Cristo pode ser Embaixador de Cristo. À partida, todos temos o desejado perfil para essa maravilhosa função. Não necessitamos de grandes estudos, ou cultura, ou de descendermos de nobres famílias ... visto que o mesmo Mestre que chamou e comissionou os pescadores da Judeia também pode efectuar maravilhas na vida daquele que Ele salva, independentemente da condição que o caracterizou antes de conhecer a Cristo. E agora surge um pertinente questão: Deixei que Cristo investisse em mim?

Outubro: Vivo feliz ... porque Ele me leva à glória dos Céus – investindo na santificação. Que maravilha ter a certeza que a glória dos Céus cobre a nossa vida, mas mais admirável é ter a certeza de que estarei lado a lado com o meu Jesus! Não, não é uma esperança, mas uma inquestionável e indestrutível certeza. Que bom saber que um dia estarei, para todo o sempre, com o meu Salvador! Este certeza é também tua, amado irmão. E por isso não há lugar a desânimo. No entanto, esta alegria também exige uma maravilhosa caminhada – a santificação, «sem a qual ninguém verá o Senhor». Sabemos que a santificação é uma tarefa do Espírito Santo na nossa vida, mas há que haver disponibilidade da nossa parte a fim de que ela seja uma clara realidade. E as questões surgem: Em que patamar eu estou em termos de santificação? Estagnei? Regredi? Progredi? Está o meu Deus satisfeito com a minha situação espiritual?

Novembro: Vivo feliz ... porque posso expressar a Sua bondade – investindo na solidariedade. Que maravilha termos um Deus que é, em essência, bondoso, mas que também expressa, de forma tão evidente, essa Sua maravilhosa bondade. Mas a questão era mais abrangente: Expresso eu a bondade do meu Deus em todos os actos da minha vida. Ele é, efectivamente, bondoso! E eu? É bem notória essa bondade, nas minhas palavras, ou nas minhas atitudes? E sou eu alguém que se insere na área da solidariedade? Quem são os outros para mim? Faço eu aos outros aquilo que gostaria que eles me fizessem? Penso eu no meu semelhante e dirijo-me a ele, em Nome de Jesus?

Dezembro: Vivo feliz ... ... e Ele, olhando para mim, também se sente feliz! – investindo na avaliação. Que balanço faço eu ao meu percurso até ao momento? Estou feliz com esse percurso? E o meu Deus? Também está satisfeito comigo? Oro para que da nossa sincera e justa avaliação resulte progresso espiritual, para a glória de Deus.

Finalmente: Desejo a todos uma óptima e abençoada época natalícia ... com plena lembrança do Aniversariante Jesus! Onde quer que estejamos, no dia 25 de Dezembro, não esqueçamos de exaltar o Príncipe da Paz. E quem tiver a oportunidade … é desde já convidado a participar no Culto em Mangualde … pelas 16 horas.

Pr. José Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário