sábado, 5 de dezembro de 2009

Carta Pastoral...

Alguém se lembra do lema da nossa Igreja para este ano? É óbvio que sim: Vivo feliz, pois sou de Jesus! Todavia, talvez, só alguns se lembrarão do sub-tema deste mês: … e Ele, olhando para mim, também se sente feliz! E como sempre falámos da necessidade de investirmos, este mês, falaremos de Investindo na Avaliação. Até porque estamos no último mês do ano, e é de toda a conveniência que façamos uma avaliação, honesta e séria, do caminho que trilhámos e da evolução que registámos em termos espirituais.
Olhando para o primeiro item do sub-tema, logo de imediato a nossa atenção se dirige para Isaías 53, versículo 11 - O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito. Enquadrando o texto no seu contexto, recordemos que o Profeta Isaías estava a referir-se à aparição, dores e glória do Messias, ou seja, de toda a Sua maravilhosa obra de substituição, redenção e salvação. Um retrato fidedigno daquilo que se viria a passar mais ou menos 700 anos depois. E tudo aquilo que o Profeta escreveu, sob inspiração do Espírito, concretizou-se na Obra vicária de Jesus. No entanto, o detalhe inserido na 1ª parte do versículo 11 vai mais além do que o contexto imediato, ou seja, do que aquilo que se passou na cruz, apesar da plena e inequívoca afirmação de Jesus: «Está consumado». E quando afirmamos que vai mais além, estou a pensar em estendê-la até aos nossos dias. Estou a pensar naqueles que morreram em Cristo, nos quais Jesus se reviu, com os quais Jesus se alegrou, por tudo aquilo que lhes diz respeito. Sim, estou a referir-nos a todos aqueles em quem se concretizou a expressão: «Bem-aventurados os mortos que agora morrem no Senhor … para que as suas obras o acompanhem», em todos aqueles que alegraram o seu Mestre com a sua fé, o seu entusiasmo, a sua fidelidade, o seu compromisso, a sua militância, o seu serviço.
Estendendo o versículo a cada um de nós, gostaríamos que cada um dos leitores desta carta pudesse inquirir-se a si mesmo: O que é que Jesus pensa de mim? Que sentimentos o Mestre regista em si, quando olha para mim? Eu vivo feliz, pois sou de Jesus, mas será que o inverso também é verdade? Será que Jesus é feliz, na medida em que vive em mim?
Das respostas que dermos às questões que formulei, depende, e muito, o balanço que iremos fazer do ano de 2009. É muito fácil o diabo colaborar na facilitação das respostas, dizendo-nos que Jesus está satisfeito, escondendo, ele próprio que essa satisfação é sua; mas também é muito fácil contarmos com a ajuda do Espírito Santo numa real e honesta avaliação daquilo que Jesus pensa sobre nós.
Nesta primeira carta do mês, o meu desejo é que comecemos, em espírito de oração, a avaliarmos aquilo que fomos durante este ano: nossa postura; nossa fé; nossos pensamentos; nossa linguagem; nossos relacionamentos; nossa fidelidade a Deus; nossa prestação como servos; nosso nível de mordomia (dinheiro, tempo, dons, etc). E que Deus te ajude nessa avaliação, a fim de que cresças, para a Sua glória, no ano de 2010.

Pr. José Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário