segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Culto de Ano Novo...

O Culto de Ano Novo marcou o início de uma série de mensagens baseadas no livro de Malaquias. Assim, no último Domingo, o Pr. Jónatas Lopes pregou com base no texto bíblico registado em Malaquias 1:1-5.
Contextualizando: o profeta Malaquias, cujo nome significa "O meu mensageiro", foi contemporâneo de Neemias e de outros profetas. Contudo, depois de Malaquias, mais nenhum profeta se levantou até à chegada de Jesus Cristo. O livro de Malaquias foi escrito no ano de 430 a.C.
Aqui, encontramos um povo de memória curta. O povo de Israel já tinha esquecido de todas as maravilhas que Deus tinha realizado e tinha-O abandonado completamente. Deus dirige-se, então, a eles, através de Malaquias.
"Peso da Palavra do Senhor". Deus estava prestes a proferir palavras duras contra o povo por este se ter afastado dEle.
As pessoas nunca desejam palavras duras; querem é algo que lhes amacie o ego. E nós, estaremos preparados para ouvir o que Deus tem para nós?
Pensemos na difícil tarefa de Malaquias... A mensagem que ele tinha não era nada agradável, mas, ainda assim, ele transmitiu-a. Malaquias desejava, acima de tudo, agradar a Deus. E nós, a quem queremos agradar?
A mensagem começava assim: "Eu vos tenho amado".
Deus ama a todos. Não ama as atitudes pecaminosas, mas ama o pecador. A vinda de Jesus a este mundo é a prova maior desse supremo e imutável amor. Ele ama-nos independentemente daquilo que somos. Percebamos este amor e observemos as mudanças que se realizarão na nossa vida.
"Em que nos amaste?" - perguntou o povo. Encontramos aqui um povo com uma memória muito fraca. Para termos uma percepção real do amor de Deus, temos de aprender a olhar para o retrovisor da nossa vida. A percepção do amor de Deus passa por sabermos que foi Ele que nos escolheu, que nos amou quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:8).
Será que transmitimos este inigualável amor no nosso dia-a-dia? Estaremos a fazê-lo quando nos queixamos? De maneira nenhuma. Evitemos queixarmo-nos, pois a nossa esperança não está neste mundo. Além disso, sabemos que Deus proverá, pois é um Pai amoroso que cuida dos Seus filhos.
Deus relembra ao povo a história dos irmãos Jacob e Esaú e diz-lhes que amou Jacob e aborreceu Esaú por este ter cedido ao seu irmão o seu direito de primogenitura, em troca de um prato de lentilhas.
"Aborreci"... O verbo que aparece no texto original é um antónimo de eleger. Isto mostra que Deus abençoa os Seus filhos, mas também amaldiçoa aqueles que não querem nada com Ele. O nome de Jacob foi mudado para Israel, tendo-se tornado o "pai" de uma grande nação que ainda hoje existe. Esaú recebeu o nome de Edom, que significa "vermelho" (a cor das lentilhas). E, contrariamente ao que aconteceu com Israel, nunca mais se ouviu falar nos filhos de Edon.
O verso 5 está repleto de esperança. Deus é grande. Ele age e é engrandecido em todo o lugar.
Amemos ao Senhor, porque Ele escolheu-nos e cuida de nós diariamente. Vivamos para a Sua glória!

Sem comentários:

Enviar um comentário