terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Culto da tarde...

No último Domingo, o pregador foi o Pr. José Lopes, que nos trouxe uma mensagem baseada no texto bíblico registado em Malaquias 2:10-17. "Ama ao Senhor, sendo fiel ao que prometeste" foi o título da mesma. Este título tem implícita a ideia de compromisso e o nosso texto bíblico também se refere a um compromisso específico, o compromisso conjugal. Reflitamos, então, sobre os seguintes compromissos: o compromisso que temos com Deus, com nós mesmos e com a Igreja... Que tipo de compromisso temos com Deus? Prometemos segui-lO apenas se Ele nos abençoar ou segui-lo-emos independentemente das circunstâncias, custe o que custar? Também é muito importante assumirmos um compromisso com nós mesmos, pois se não formos comprometidos connosco, dificilmente o seremos com os outros. Em relação ao nosso compromisso com a Igreja, estabeleçamos uma analogia entre este e o compromisso conjugal. Quando se trocam os votos matrimoniais, o casal assume um vínculo que durará para sempre, independentemente das circunstâncias; prometem ser fieis na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, etc... Tem tudo a ver com fidelidade. Semelhantemente, amar ao Senhor Deus é ser sempre fiel àquilo que Lhe prometemos e não apenas nos momentos bons, pois Ele permanece connosco nas adversidades. Habacuque e Job devem ser uma referência para nós pela sua fidelidade a Deus. Num período de depressão económica, Habacuque declarou corajosamente: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia em me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18). Job perdeu os filhos, os seus bens e a sua saúde, mas não se revoltou contra Deus. Bem pelo contrário, no meio de todo o desespero que as circunstâncias lhe causavam, ainda conseguia afirmar: "Ainda que Ele me mate, nEle (Deus) esperarei (Job 13:15)
orque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18
Isto é amor a Deus. Compromisso pressupõe fidelidade. Mas, terá a fidelidade a ver com feitio ou com caráter? Fidelidade tem tudo a ver com caráter... E caráter tem a ver com o nosso interior e com a ação do Espírito Santo na nossa vida. A falta de caráter conduz à infidelidade... O nosso caráter tem de ser moldado por Deus. Se entregarmos o nosso caráter a Deus, Ele transformá-lo-á e seremos novas criaturas.
Quando, após pecarmos, nos arrependemos, Deus perdoa-nos. Contudo, muitas vezes, voltamos a repetir os meus erros. No Salmo 51, percebemos que Davi tinha consciências desta fragilidade humana, pois suplica a Deus que crie nele um coração puro e renove nele um espírito reto. No fundo, Davi tinha receio de repetir o pecado do adultério.
Todos os dias gastamos energias espirituais (por exemplo, quando nos retraímos para não cedermos a um impulso momentâneo), pelo que precisamos de as repor diariamente através da oração e da leitura da Palavra de Deus.
Oxalá tenhamos como estandarte na nossa vida o nosso compromisso com Deus! Fidelidade é algo que tem a ver com Deus. Se amamos ao Senhor, temos que ser fiéis em tudo. Estamos a amar a Deus como Ele deseja ser amado?

Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 1 Corinthians 4:2
I Coríntios 4:2 diz o seguinte: "... requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel". Isto implica um auto-exame. É fundamental que tenhamos noção se somos ou não fiéis. Oxalá façamos aquilo que o Senhor deseja que façamos! Sejamos fiéis ao que prometemos no início da nossa relação com Deus a fim de não ouvirmos as palavras dirigidas à Igreja de Éfeso: "Tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor" (Apocalipse 2:4).

Sejamos fiéis ao Senhor, independentemente das circunstâncias e dos tempos difíceis que se avizinham, pois Ele promete cuidar de nós e Ele é fiel às Suas promessas.

Sem comentários:

Enviar um comentário