quarta-feira, 25 de maio de 2011

Culto da tarde...

No último Domingo, o Pr. Jónatas Lopes trouxe-nos uma mensagem baseada em I Reis 17:8-24.
As adversidades são inevitáveis, mas o desespero que estas muitas vezes trazem pode ser evitado... Quem tem uma vida de intimidade com Deus não sucumbe sob o peso dos problemas, pois o Senhor fortalece aqueles que vivem em comunhão com Ele; Ele protege-os, acampando os Seus anjos ao seu redor. Deus é bom e tem o melhor para os Seus filhos. É esta certeza que nos faz cantar na cova dos leões e na fornalha de fogo ardente... É esta confiança que nos dá alento e força para continuar, quando os problemas ameaçam assolar-nos...
Elias, o profeta de Deus, percebeu e sentiu que valia a pena andar com Deus e alimentar-se apenas de corvos. Que contraste com o povo judeu que desejou mais do que o simples maná! E que contraste connosco! Quantas vezes não manifestamos a nossa insatisfação por aquilo que temos, desejando sempre mais?!
O profeta Elias vivia em sintonia com Deus; vivia na dependência total de Deus. Oxalá também o façamos, pois devemos buscar as coisas do Alto. Mesmo tendo um ritmo de vida alucinante, precisamos de parar para buscar a Deus. Ele deve ter prioridade sobre tudo o resto. Elias buscava a Deus incessantemente e Deus era com Ele. Portanto, não havia, na sua vida, pecado não confessado. Também o devemos fazer diariamente. Devemos confessar as nossas faltas, especificando cada uma, pois quando o fazemos, Deus é fiel e justo para nos perdoar (I João 1:9).
O verso 10 mostra que Elias estava disponível. Após receber a ordem da parte de Deus para ir a Sarepta, Elias dispõe-se a partir imediatamente. Deus também deseja disponibilidade de cada um de nós. Devemos ser Cristãos a tempo inteiro. Oxalá estejamos sempre prontos a "ir".
Assim que chega a Sarepta, Elias encontra uma mulher viúva e pede-lhe água. Logo de seguida, pede-lhe também comida - um pedaço de pão. A mulher diz-lhe que só tem comida para uma refeição para si e para o seu filho e que após essa refeição morrerão Conseguiremos imaginar a dor desta mulher, sabendo que o seu filho iria morrer à fome?!

"Não temas!" - diz-lhe Elias. Palavras carregadas de esperança... Deus não permite que nos sobrevenham provações superiores à nossa capacidade de as suportarmos. Esta viúva tinha chegado ao limite das suas forças. De repente, e quando parecia não haver mais nada a fazer, chegam aos seus ouvidos palavras reconfortantes: "Não temas". Palavras que Deus também nos dirige a nós quando passamos pelos vales da vida. "Não desesperes!"

As palavras de Elias sugerem que a solução para o problema da viúva estava prestes a surgir, mas, antes, ela tinha de seguir as instruções que ele lhe daria. Primeiro, tinha de dar comida ao profeta. Isto fala-nos de prioridades. Quando estamos em dificuldade, tendemos a retirar Deus do lugar que lhe é devido (o primeiro). Porém, nestas alturas, somos chamados a dar a Deus aquilo que temos (e tudo aquilo que temos é dEle que provém!).
A mulher poderia ter achado a ordem completamente descabida e ignorá-la. Seria legítimo... Porém, ela não o fez. Ela obedeceu. "Faz isso e a farinha e o azeite não acabarão até que a terra produza novamente mantimento" (v.14). É de notar que Deus não lhe prometeu banquetes. Ele disse-lhe que ela teria o necessário para garantir a sua sobrevivência. E assim aconteceu...

Oxalá tenhamos como exemplo esta mulher e o seu acto de fé e coragem. Ela deu tudo o que tinha, ensinando-nos que devemos entregar a Deus tudo o que temos. Muitas vezes apresentamos a desculpa de que temos pouco. Mas, o que fez Jesus com os poucos pães e peixes? Multiplicou-os...
E a farinha e o azeite não se acabaram (v.16).
No meio da angústia, peçamos a Deus que seja feita a Sua vontade. Derramemos a nossa dor perante Ele, rogando-lhe que nos guie.
"E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito". (I João 5:14-15)
O versículo 17 ilustra bem o ditado que afirma que uma provação nunca vem só. O filho da viúva adoeceu e a doença agravou-se tanto que o rapaz acabou por falecer. Ou seja, tocaram no que de mais precioso ela tinha. No seu desespero, a mulher pensa que lhe sobrevêm tantos males por causa de algum pecado seu. E, de facto, às vezes, é esse o motivo que está na origem das tribulações. Contudo, outras vezes, Deus permite que algo nos aconteça para crescermos espiritualmente. E, muitas vezes, passamos por algo aflitivo para que a glória de Deus se manifeste.
Elias retirou-se com o menino... Quando acharmos que precisamos de nos retirar, retiremo-nos.
Elias estendeu-se 3 vezes sobre o menino e clamou a Deus para que lhe voltasse a dar a vida.
Três vezes... Isto traduz a ideia de grau máximo, de total dependência de Deus.
Quando Elias entrega o menino à mãe, vivo e de perfeita saúde, ela reconhece que ele é, de facto, um homem de Deus. Oxalá as nossas vidas também espelhem Deus! Que os nossos actos possam reflectir a bondade de Deus e a diferença que ela faz na nossa vida...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Culto da tarde...

Como é que tomamos decisões? E, como é que enfrentamos as tribulações? No passado Domingo, o Pr. Jónatas Lopes pregou sobre esta dicotomia da vida. Todos nós precisamos de tomar decisões. Mas, como tomar decisões sábias? 1º- Olhe para Deus (Hebreus 12:2). O Cristão tem de se focalizar em Deus; deve depender totalmente de Deus, pois Ele tem o melhor para os Seus filhos. 2º- Procure saber qual é a vontade de Deus para Si (Gálatas 2:20). O "novo homem" crucifica o seu "eu" e procura sempre conhecer a vontade do Pai Celestial para cada situação com que se depara e, depois, segue pelo caminho que Ele lhe mostra. Se assim fizermos, podemos contar com a Sua bênção. Infelizmente, muitas vezes, fazemos o inverso: queremos que Deus abençoe uma decisão que tomámos sem O consultar... E, mais tarde, constatamos que essa opção foi das menos acertadas que já fizemos... Para o "novo homem", aquilo que ele próprio quer não interessa, Ele busca a vontade de Deus, pois sabe que ela é boa, perfeita e agradável. Quando aceitamos Jesus como Salvador, já não devemos ser nós a decidir. Que seja a paz de Deus a decidir, como afirma Colossenses 3:15. Após perguntarmos a Deus qual a Sua vontade para nós, façamos um teste: sinto paz em relação a determinado caminho ou fico perturbado quando penso nele como opção? Só devemos tomar uma decisão quando sentimos paz. Que seja a paz o árbitro da nossa vida. Também não devemos optar por algo só porque isso não nos oferece riscos. Não nos esqueçamos de que Deus chama-nos a viver pela fé...
3º- Siga a vontade de Deus (Tiago 4:13-15). Oxalá digamos sempre, relativamente a quaisquer planos que tenhamos, "se o Senhor Deus quiser". Isto indica que a Sua vontade é que deve prevalecer. E, quando finalmente soubermos a Sua vontade, não olhemos para trás. Avancemos sem pestanejar para não virarmos uma estátua de sal. Não devemos parar para nos interrogarmos acerca do que aconteceria se tivéssemos escolhido um outro caminho qualquer. Avancemos com confiança em Deus!
Quando as tribulações surgem...
O que fazer quando estamos à beira do desespero? Como agir quando os problemas são tantos que ameaçam assolar-nos? 1º- Olhe para Deus, pois é Ele que renova as nossas forças (Isaías 40:31). Aqueles que fixam o seu olhar no Senhor conseguem abstrair-se dos problemas que os rodeiam. Assim, nada os detém; nada os cansa. 2º- Sinta a Sua paz, a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7). Quando o nosso foco está em Deus, não obstante não sabermos o que nos irá acontecer no dia seguinte, podemos confiar em Deus e depender totalmente dEle, pois sabemos que como Pai amoroso que é, Deus tem o melhor para nós.
3º- Viva com confiança (Romanos 8:28). Tudo o que acontece na vida daqueles que amam a Deus e andam segundo a Sua vontade, contribui para o seu bem. Saber disto traz alento aos nossos corações! Vivamos a vida com tranquilidade e com confiança em Deus, pois Ele é justo e peleja a nosso favor (Jeremias 1:19). "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele o fará" (Salmos 37:5).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia das mães...

No último Domingo, agradecemos a Deus pelas mães da nossa Igreja, mulheres sábias que têm instruído os seus filhos no caminho do Senhor. O Pr. Jónatas trouxe-nos uma mensagem baseada em II Timóteo 1:5, introduzindo assim o tema do mês de Maio: Bondade.

As mães são um exemplo muito prático do que é a bondade. Ter bondade é fazer muito mais do que o óbvio. É necessário haver bondade nos lares para que as famílias sejam felizes.

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (II Timóteo 1:5).

Quão bom seria poder dizer-se isto de todos as famílias! Timóteo teve duas grandes referências na sua família: a sua mãe e a sua avó. No seu lar, vivia-se uma fé sem fingimento. É tarefa dos pais ensinar aos filhos o que Deus é e o que Ele exige daqueles que são Seus. Numa família, está sempre presente a responsabilidade de se transmitir à geração seguinte aquilo que Deus quer para as suas vidas. E os pais devem ser coerentes. Deve haver correspondência entre as suas palavras e as suas atitudes. Devem sempre transmitir a verdade aos filhos e jamais deverão mentir, ainda que seja uma mentira "inofensiva", cujo uso lhes trará benefícios.

Os pais também têm a obrigação de ensinar aos filhos o que é a Igreja e de lhes incutir o desejo de ir à Casa do Senhor. Todos nós precisamos de nos integrar numa comunidade para juntos louvarmos e adorarmos a Deus e para intercedermos uns pelos outros. Analisemos o nosso proceder nesta área... Que padrões estamos a passar aos nossos filhos?

Na sociedade actual, os pais enfrentam o dilema da falta de tempo para os filhos. Porém, não devemos cair no erro de tentar arranjar mais tempo, deixando de ir à Igreja para estar com eles, pois devemos viver para glória de Deus e de ninguém mais. Devemos mostrar às crianças que temos prazer em ir à Casa do Senhor.

As mães desempenham um papel fundamental no lar, pois se elas estão felizes todos os elementos da família estão bem. E o oposto também é verdade. O estado de espírito da mãe influencia o dos restantes membros.

Além disso, os filhos tendem a imitar as mães. Oxalá as mães das nossas Igrejas tenham sempre atitudes agradáveis, vivendo para honra e glória de Deus!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola Bíblica Dominical...

A lição do último Domingo foi baseada em Colossenses 2:8-16, um texto bíblico repleto de advertências acerca das falsas doutrinas. A verdade bíblica desta lição afirma o seguinte: "Os Cristãos devem rejeitar os ensinamentos inadequados sobre Jesus". Reflictamos sobre os ensinamentos errados que costumamos ouvir sobre Jesus. Há quem diga que Ele nos dá uma vida isenta de problemas; outros dizem que Jesus não é suficiente para as nossas vidas; há também quem defenda que Jesus não é Deus. Ou seja, os ensinamentos errados acerca de Jesus proliferam por aí. O livro de Colossenses tem por objectivo esclarecer quem é a pessoa de Jesus e mostrar que certos comportamentos, não obstante terem a motivação certa, não são adequados. O verso 8 contém, por isso, um alerta: "Ninguém vos prenda a teorias e a argumentos de falsa sabedoria..." Precisamos de ter cautela quando uma espiritualidade que tem surgido, a qual não inclui Deus. Quem é que ainda não teve contacto com teorias e livros de auto-ajuda que nos incentivam a pensar positivamente, que alegam que o segredo do sucesso está no poder da mente... Oxalá não nos deixemos guiar pela nossa mente, pois ela é enganosa. Oxalá tenhamos a coragem de pedir sempre a Deus que nos indique o caminho. Infelizmente, temos a tendência de escolher o nosso próprio caminho, não buscando a Sua vontade para a nossa vida. No entanto, depois, temos a ousadia de Lhe pedir a Sua bênção para a opção que tomámos sem O consultar...
Apesar de proliferar por aí muita literatura, a Bíblia continua a ser o livro mais vendido. É ela que nos mostra o caminho que devemos trilhar; é através dela que conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida. A Bíblia é a única regra de fé e prática. Há, contudo, igrejas que colocam as tradições ao mesmo nível da Bíblia e muitas dessas tradições são anti-bíblicas. Analisemos e questionemos certas práticas que temos nas nossas igrejas a fim de averiguarmos se estão ou não em consonância com a Bíblia. Jamais nos esqueçamos que Deus não existe para satisfazer os nossos desejos. Muito pelo contrário, nós é que existimos para O glorificar através da nossa forma de estar. Oxalá marquemos a diferença! Aceitemos posições na sociedade para que possamos influenciar vidas pela nossa maneira de agir e pensar.
Uma das tradições que este texto bíblico foca é a circuncisão. Quem quisesse ser considerado judeu teria de ser circuncidado. Tratava-se de um mero ritual a que o povo estava "preso". O verso 12 mostra o significado do baptismo: Ao entrar nas águas, estamos a "morrer" com Cristo. Quando imergimos, estamos a ser sepultados com Ele. E, quando, emergimos, estamos a "ressuscitar"... "Sepultados com ele no baptismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus,que o ressuscitou dentre os mortos" (v.12). "Pela fé"... Mas, que fé será esta?

É uma fé que apenas acredita que Deus existe? Obviamente que não! Esta fé é muito mais do que simplesmente acreditar; é uma fé que, após aceitarmos Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas, nos faz depender totalmente de Deus.

Segundo a exigência da Lei, nós estávamos em dívida. Porém, através da fé em Jesus, a nossa dívida foi saldada. E como é que Ele paga essa dívida, isentando-nos do pagamento da mesma? Gravando-a na cruz... Contudo, essa dívida não está saldada para todos... Só aqueles que aceitam Jesus como Salvador é que ficam libertos da "carga" que tal dívida representa!
O verso 16 foca duas tradições pelas quais os crentes costumavam ser criticados: a alimentação e o dia de descanso. Paulo afirma que ninguém deve ser julgado pelo que come. De facto, não é o que entra pela boca que contamina uma pessoa, mas, sim, o que sai do seu coração... Quanto ao dia de descanso, devemos separar o Sábado ou o Domingo, perguntarão muitos, uma vez que na Bíblia o dia de Sábado aparece associado ao dia de descanso. Isso é totalmente irrelevante. O importante é tirarmos, durante a semana, um dia de descanso, o qual devemos dedicar ao Senhor. Às vezes, prendemo-nos a tradições e formalismos, mas o que Deus quer de nós é um coração puro. Abandonemos os rituais!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Culto de Celebração do 97º Aniversário...

O pregador no nosso Culto de Aniversário foi o Pr. Elton Rangel, que nos trouxe uma mensagem a que deu o título "Igreja Vitoriosa". Tendo como suporte bíblico Mateus 16:18 ("... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"), o nosso irmão enumerou as características de uma Igreja vitoriosa: 1) Deve ser Cristocêntrica. Infelizmente, não é a realidade de muitas Igrejas. Algumas são antropocêntricas, isto é, têm um homem como centro. A Igreja de Jesus tem um só dono: Cristo. Se o homem estiver no centro, o fracasso é garantido, pois os homens tendem a chocar uns com os outros. Logo, ela ou implode (mata-se a si própria com as guerras internas) ou explode (mata os que estão ao seu redor). Uma Igreja que tem problemas internos perde o seu tempo a resolvê-los e não evangeliza. Ou seja, a sua influência fica reduzida às quatro paredes do templo. Uma Igreja que acaba por ter de fechar as portas, nunca foi uma Igreja de Cristo, pois contra esta nem as portas do inferno prevalecerão. Uma Igreja Cristocêntrica é uma Igreja cujos membros se interajudam.
2) O amor fraternal está presente. Uma Igreja vitoriosa ama, mas ama de verdade. As pessoas notam a diferença. O cuidado que os seus membros demonstram uns para com os outros não deixa ninguém indiferente. 3) Está alicerçada na Palavra de Deus. A formação académica do seu pastor é irrelevante. O que importa é o ensino da Escritura Sagrada... As pessoas vão à Igreja para esquadrinhar a Palavra a fim de conhecerem a vontade de Deus para as suas vidas. Tudo o que se ouve, tem de ser analisado à luz da Bíblia. Ela tem tudo aquilo que precisamos. É o único livro de conduta.
4) É guiada pelo Espírito Santo. Constatamos que as pessoas mencionadas na Bíblia eram indicadas pelo Espírito Santo. Infelizmente, esse hábito já não é muito frequente. Nos dias de hoje, nem sempre nomeamos os pastores e diáconos após oração e jejum. Porém, precisamos de voltar a consultar aquele que é o Executivo da Igreja. Os pastores precisam de levar uma vida de intimidade com Deus e de humildade diante dos homens, pois se não o fizerem levarão a Igreja à derrota. Para ser vitoriosa, uma Igreja deve caminhar de joelhos no chão e boca no pó (Lamentações 3:29). Se caminharmos de pé, estamos sujeitos a cair. Porém, se caminharmos de joelhos, diante de Deus, isso é sinal de que reconhecemos a Sua soberania e que dependemos totalmente d'Ele.
5) Ama Missões. Queremos ter recursos? Invistamos em Missões. Deus providencia sempre os recursos para todos os projectos que Ele próprio estabelece. Há duas razões principais pelas quais as Igrejas não têm êxito. Uma delas é o facto de se construírem templos com os dízimos, pois isso é pecado. Deus separou esse dinheiro para Ele, para sustento dos sacerdotes, para auxiliar os órfãos e as viúvas e para ajudar a sociedade. Quando amamos a Deus com loucura, construímos os templos com o nosso próprio dinheiro. A segunda razão é que, muitas vezes, após a construção do templo, sentimo-nos orgulhosos. Esquecemo-nos que o edifício é para glória de Deus e não para a nossa própria glória. Investir em Missões é investir no Reino de Deus. Os projectos da Igreja surgem após oração. A Igreja deve esperar que Deus lhe dê os projectos. Quando após oração, recebe o "ok" do Céu, a Igreja deve avançar para a concretização do projecto.
6) Insere-se na sociedade. A Igreja vitoriosa não pode estar com as suas portas fechadas. Tendemos a ser péssimos gestores das nossas instalações. Construímos templos enormes e sumptuosos para usarmos apenas duas vezes por semana. Uma empresa que fizesse isso, seria rentável? De modo nenhum... Oxalá aprendamos a gerir melhor aquilo que Deus nos dá! O que recebemos de Deus deve ser usado noite e dia; deve beneficiar a sociedade...
Após o Culto, deliciámo-noss com um maravilhoso lanche (um autêntico banquete!!!), amorosamente preparado pela equipa da Sociabilidade. Muito obrigado, queridos irmãos!
97 anos... Estamos muito gratos ao nosso Deus pela Sua fidelidade para com o Seu povo ao longo do tempo. Até aqui nos ajudou o Senhor... E estamos certos de que nos continuará a ajudar, pois a Sua fidelidade estende-se de geração em geração (Salmos 119:90).

terça-feira, 3 de maio de 2011

97 anos...

Neste dia, há 97 anos, nascia a nossa Igreja...
As celebrações tiveram lugar no passado Domingo e, num dia tão especial, até o culto da manhã o foi. Contámos com a presença do Pr. Kjell Bonerfalt, o director da Missão sueca InterAct, na Europa, o qual nos trouxe a mensagem da parte de Deus... O nosso irmão pregou baseado em Actos 13:1-3 e partilhou connosco vários episódios testemunhados por si, durante os anos em que serviu ao Senhor na Ásia... Histórias verídicas que evidenciam a poderosa acção do nosso Deus quando tudo parece estar perdido...
Após o Culto da manhã, deliciámo-nos com um maravilhoso almoço... Seguiu-se o Culto de Celebração do nosso aniversário... Brevemente, apresentaremos fotos dessa tarde memorável...

domingo, 1 de maio de 2011

Reconsagração do "Espaço Rute"...

Temos, agora, melhores condições para continuarmos a auxiliar o nosso próximo... Estamos muito alegres e profundamente gratos ao nosso bom Deus. A Ele toda a glória!

Culto de Oração...

Na última Sexta-feira, realizou-se mais um Culto de Oração. Mais um excelente momento de partilha e comunhão... Mais uma oportunidade que tivemos para louvar ao Senhor por todas as maravilhas que tem realizado entre nós... Mais um período de intercessão, pois cremos no poder do nosso Deus...
"... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16).