quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola Bíblica Dominical...

A lição do último Domingo foi baseada em Colossenses 2:8-16, um texto bíblico repleto de advertências acerca das falsas doutrinas. A verdade bíblica desta lição afirma o seguinte: "Os Cristãos devem rejeitar os ensinamentos inadequados sobre Jesus". Reflictamos sobre os ensinamentos errados que costumamos ouvir sobre Jesus. Há quem diga que Ele nos dá uma vida isenta de problemas; outros dizem que Jesus não é suficiente para as nossas vidas; há também quem defenda que Jesus não é Deus. Ou seja, os ensinamentos errados acerca de Jesus proliferam por aí. O livro de Colossenses tem por objectivo esclarecer quem é a pessoa de Jesus e mostrar que certos comportamentos, não obstante terem a motivação certa, não são adequados. O verso 8 contém, por isso, um alerta: "Ninguém vos prenda a teorias e a argumentos de falsa sabedoria..." Precisamos de ter cautela quando uma espiritualidade que tem surgido, a qual não inclui Deus. Quem é que ainda não teve contacto com teorias e livros de auto-ajuda que nos incentivam a pensar positivamente, que alegam que o segredo do sucesso está no poder da mente... Oxalá não nos deixemos guiar pela nossa mente, pois ela é enganosa. Oxalá tenhamos a coragem de pedir sempre a Deus que nos indique o caminho. Infelizmente, temos a tendência de escolher o nosso próprio caminho, não buscando a Sua vontade para a nossa vida. No entanto, depois, temos a ousadia de Lhe pedir a Sua bênção para a opção que tomámos sem O consultar...
Apesar de proliferar por aí muita literatura, a Bíblia continua a ser o livro mais vendido. É ela que nos mostra o caminho que devemos trilhar; é através dela que conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida. A Bíblia é a única regra de fé e prática. Há, contudo, igrejas que colocam as tradições ao mesmo nível da Bíblia e muitas dessas tradições são anti-bíblicas. Analisemos e questionemos certas práticas que temos nas nossas igrejas a fim de averiguarmos se estão ou não em consonância com a Bíblia. Jamais nos esqueçamos que Deus não existe para satisfazer os nossos desejos. Muito pelo contrário, nós é que existimos para O glorificar através da nossa forma de estar. Oxalá marquemos a diferença! Aceitemos posições na sociedade para que possamos influenciar vidas pela nossa maneira de agir e pensar.
Uma das tradições que este texto bíblico foca é a circuncisão. Quem quisesse ser considerado judeu teria de ser circuncidado. Tratava-se de um mero ritual a que o povo estava "preso". O verso 12 mostra o significado do baptismo: Ao entrar nas águas, estamos a "morrer" com Cristo. Quando imergimos, estamos a ser sepultados com Ele. E, quando, emergimos, estamos a "ressuscitar"... "Sepultados com ele no baptismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus,que o ressuscitou dentre os mortos" (v.12). "Pela fé"... Mas, que fé será esta?

É uma fé que apenas acredita que Deus existe? Obviamente que não! Esta fé é muito mais do que simplesmente acreditar; é uma fé que, após aceitarmos Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas, nos faz depender totalmente de Deus.

Segundo a exigência da Lei, nós estávamos em dívida. Porém, através da fé em Jesus, a nossa dívida foi saldada. E como é que Ele paga essa dívida, isentando-nos do pagamento da mesma? Gravando-a na cruz... Contudo, essa dívida não está saldada para todos... Só aqueles que aceitam Jesus como Salvador é que ficam libertos da "carga" que tal dívida representa!
O verso 16 foca duas tradições pelas quais os crentes costumavam ser criticados: a alimentação e o dia de descanso. Paulo afirma que ninguém deve ser julgado pelo que come. De facto, não é o que entra pela boca que contamina uma pessoa, mas, sim, o que sai do seu coração... Quanto ao dia de descanso, devemos separar o Sábado ou o Domingo, perguntarão muitos, uma vez que na Bíblia o dia de Sábado aparece associado ao dia de descanso. Isso é totalmente irrelevante. O importante é tirarmos, durante a semana, um dia de descanso, o qual devemos dedicar ao Senhor. Às vezes, prendemo-nos a tradições e formalismos, mas o que Deus quer de nós é um coração puro. Abandonemos os rituais!

Sem comentários:

Enviar um comentário