terça-feira, 17 de maio de 2011

Culto da tarde...

Como é que tomamos decisões? E, como é que enfrentamos as tribulações? No passado Domingo, o Pr. Jónatas Lopes pregou sobre esta dicotomia da vida. Todos nós precisamos de tomar decisões. Mas, como tomar decisões sábias? 1º- Olhe para Deus (Hebreus 12:2). O Cristão tem de se focalizar em Deus; deve depender totalmente de Deus, pois Ele tem o melhor para os Seus filhos. 2º- Procure saber qual é a vontade de Deus para Si (Gálatas 2:20). O "novo homem" crucifica o seu "eu" e procura sempre conhecer a vontade do Pai Celestial para cada situação com que se depara e, depois, segue pelo caminho que Ele lhe mostra. Se assim fizermos, podemos contar com a Sua bênção. Infelizmente, muitas vezes, fazemos o inverso: queremos que Deus abençoe uma decisão que tomámos sem O consultar... E, mais tarde, constatamos que essa opção foi das menos acertadas que já fizemos... Para o "novo homem", aquilo que ele próprio quer não interessa, Ele busca a vontade de Deus, pois sabe que ela é boa, perfeita e agradável. Quando aceitamos Jesus como Salvador, já não devemos ser nós a decidir. Que seja a paz de Deus a decidir, como afirma Colossenses 3:15. Após perguntarmos a Deus qual a Sua vontade para nós, façamos um teste: sinto paz em relação a determinado caminho ou fico perturbado quando penso nele como opção? Só devemos tomar uma decisão quando sentimos paz. Que seja a paz o árbitro da nossa vida. Também não devemos optar por algo só porque isso não nos oferece riscos. Não nos esqueçamos de que Deus chama-nos a viver pela fé...
3º- Siga a vontade de Deus (Tiago 4:13-15). Oxalá digamos sempre, relativamente a quaisquer planos que tenhamos, "se o Senhor Deus quiser". Isto indica que a Sua vontade é que deve prevalecer. E, quando finalmente soubermos a Sua vontade, não olhemos para trás. Avancemos sem pestanejar para não virarmos uma estátua de sal. Não devemos parar para nos interrogarmos acerca do que aconteceria se tivéssemos escolhido um outro caminho qualquer. Avancemos com confiança em Deus!
Quando as tribulações surgem...
O que fazer quando estamos à beira do desespero? Como agir quando os problemas são tantos que ameaçam assolar-nos? 1º- Olhe para Deus, pois é Ele que renova as nossas forças (Isaías 40:31). Aqueles que fixam o seu olhar no Senhor conseguem abstrair-se dos problemas que os rodeiam. Assim, nada os detém; nada os cansa. 2º- Sinta a Sua paz, a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7). Quando o nosso foco está em Deus, não obstante não sabermos o que nos irá acontecer no dia seguinte, podemos confiar em Deus e depender totalmente dEle, pois sabemos que como Pai amoroso que é, Deus tem o melhor para nós.
3º- Viva com confiança (Romanos 8:28). Tudo o que acontece na vida daqueles que amam a Deus e andam segundo a Sua vontade, contribui para o seu bem. Saber disto traz alento aos nossos corações! Vivamos a vida com tranquilidade e com confiança em Deus, pois Ele é justo e peleja a nosso favor (Jeremias 1:19). "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele o fará" (Salmos 37:5).

Sem comentários:

Enviar um comentário