quinta-feira, 5 de maio de 2011

Culto de Celebração do 97º Aniversário...

O pregador no nosso Culto de Aniversário foi o Pr. Elton Rangel, que nos trouxe uma mensagem a que deu o título "Igreja Vitoriosa". Tendo como suporte bíblico Mateus 16:18 ("... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"), o nosso irmão enumerou as características de uma Igreja vitoriosa: 1) Deve ser Cristocêntrica. Infelizmente, não é a realidade de muitas Igrejas. Algumas são antropocêntricas, isto é, têm um homem como centro. A Igreja de Jesus tem um só dono: Cristo. Se o homem estiver no centro, o fracasso é garantido, pois os homens tendem a chocar uns com os outros. Logo, ela ou implode (mata-se a si própria com as guerras internas) ou explode (mata os que estão ao seu redor). Uma Igreja que tem problemas internos perde o seu tempo a resolvê-los e não evangeliza. Ou seja, a sua influência fica reduzida às quatro paredes do templo. Uma Igreja que acaba por ter de fechar as portas, nunca foi uma Igreja de Cristo, pois contra esta nem as portas do inferno prevalecerão. Uma Igreja Cristocêntrica é uma Igreja cujos membros se interajudam.
2) O amor fraternal está presente. Uma Igreja vitoriosa ama, mas ama de verdade. As pessoas notam a diferença. O cuidado que os seus membros demonstram uns para com os outros não deixa ninguém indiferente. 3) Está alicerçada na Palavra de Deus. A formação académica do seu pastor é irrelevante. O que importa é o ensino da Escritura Sagrada... As pessoas vão à Igreja para esquadrinhar a Palavra a fim de conhecerem a vontade de Deus para as suas vidas. Tudo o que se ouve, tem de ser analisado à luz da Bíblia. Ela tem tudo aquilo que precisamos. É o único livro de conduta.
4) É guiada pelo Espírito Santo. Constatamos que as pessoas mencionadas na Bíblia eram indicadas pelo Espírito Santo. Infelizmente, esse hábito já não é muito frequente. Nos dias de hoje, nem sempre nomeamos os pastores e diáconos após oração e jejum. Porém, precisamos de voltar a consultar aquele que é o Executivo da Igreja. Os pastores precisam de levar uma vida de intimidade com Deus e de humildade diante dos homens, pois se não o fizerem levarão a Igreja à derrota. Para ser vitoriosa, uma Igreja deve caminhar de joelhos no chão e boca no pó (Lamentações 3:29). Se caminharmos de pé, estamos sujeitos a cair. Porém, se caminharmos de joelhos, diante de Deus, isso é sinal de que reconhecemos a Sua soberania e que dependemos totalmente d'Ele.
5) Ama Missões. Queremos ter recursos? Invistamos em Missões. Deus providencia sempre os recursos para todos os projectos que Ele próprio estabelece. Há duas razões principais pelas quais as Igrejas não têm êxito. Uma delas é o facto de se construírem templos com os dízimos, pois isso é pecado. Deus separou esse dinheiro para Ele, para sustento dos sacerdotes, para auxiliar os órfãos e as viúvas e para ajudar a sociedade. Quando amamos a Deus com loucura, construímos os templos com o nosso próprio dinheiro. A segunda razão é que, muitas vezes, após a construção do templo, sentimo-nos orgulhosos. Esquecemo-nos que o edifício é para glória de Deus e não para a nossa própria glória. Investir em Missões é investir no Reino de Deus. Os projectos da Igreja surgem após oração. A Igreja deve esperar que Deus lhe dê os projectos. Quando após oração, recebe o "ok" do Céu, a Igreja deve avançar para a concretização do projecto.
6) Insere-se na sociedade. A Igreja vitoriosa não pode estar com as suas portas fechadas. Tendemos a ser péssimos gestores das nossas instalações. Construímos templos enormes e sumptuosos para usarmos apenas duas vezes por semana. Uma empresa que fizesse isso, seria rentável? De modo nenhum... Oxalá aprendamos a gerir melhor aquilo que Deus nos dá! O que recebemos de Deus deve ser usado noite e dia; deve beneficiar a sociedade...
Após o Culto, deliciámo-noss com um maravilhoso lanche (um autêntico banquete!!!), amorosamente preparado pela equipa da Sociabilidade. Muito obrigado, queridos irmãos!
97 anos... Estamos muito gratos ao nosso Deus pela Sua fidelidade para com o Seu povo ao longo do tempo. Até aqui nos ajudou o Senhor... E estamos certos de que nos continuará a ajudar, pois a Sua fidelidade estende-se de geração em geração (Salmos 119:90).

Sem comentários:

Enviar um comentário