quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Culto de Batismos...

No passado dia 6 de Novembro, a Igreja Baptista de Tondela teve mais um momento festivo com a realização de mais um Culto de Batismos.

Foram três as pessoas que, em obediência ao mandamento de Jesus, desceram às águas, dando desta forma testemunho público da sua fé.

A nossa comunidade ficou assim assim mais "rica", não só por causa destas três vidas, mas também pela inclusão de um grupo de quatro irmãos já batizados e que já frequentavam a nossa Igreja há algum tempo.

Neste dia tão especial para a nossa Igreja, o Pr. Jónatas Lopes pregou com base em Lucas 15, um texto sobejamente conhecido. Trata-se de uma parábola, uma história que, não obstante não ser real, encerra verdades morais e espirituais.

O filho mais novo - o filho pródigo - chega junto do pai e pede-lhe a parte da herança a que tinha direito. Não somos nós assim também, por vezes? Tendemos a achar que temos o direito de exigir algo de Deus. Mas, quem somos nós para exigir o que quer que seja de Deus?
O filho fez este pedido porque desejava sair de casa, a fim poder fazer aquilo que muito bem entendesse, longe da supervisão do pai. Às vezes, nós também pensamos que podemos viver longe do Pai Celestial; achamos que somos auto-suficientes...
Cheio de dinheiro, o jovem rapidamente conquistou "amigos", com quem desperdiçou a sua fortuna. E, quando já não lhe restava nada, os "amigos" também o abandonaram. Passou, então, a ter uma vida miserável, tendo chegado ao ponto de desejar comer as bolotas dos porcos que passou a guardar a fim de garantir a sua sobrevivência. É de notar que, quando estava junto do pai, ele tinha tudo o que precisava e em abundância!

Nós também caímos em miséria quando nos afastamos de Deus...

Percebendo o erro que tinha cometido ao pensar que teria uma vida melhor longe do pai, o jovem, genuinamente arrependido, regressa a casa do pai e pede-lhe perdão. Estava ainda longe dos limites da propriedade quando o pai o avista...

Rejubilante por ver o filho amado, o pai corre ao seu encontro, com os braços estendidos... É com um carinhoso abraço que recebe o filho que tanta dor lhe causara quando resolveu viver por sua conta e risco.

Que magnífica ilustração do amor de Deus por nós! Ele também estende os Seus amorosos braços na nossa direção, mesmo antes de nós nos aproximarmos dEle. Maravilhosa graça! Amor inigualável!

Sem comentários:

Enviar um comentário