domingo, 20 de novembro de 2011

Culto da tarde...

No último Domingo, o Pr. Jónatas trouxe-nos uma mensagem que teve suporte bíblico nos textos registados em Filipenses 2 e 3.
"... Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus..." (Filipenses 2:5-6).
Apesar de não deixar de ser Deus, Jesus esvaziou-se dos Seus atributos divinos, para que o Pai pudesse fazer a Sua vontade. Isto mostra que há coisas mais importantes do que os nossos objectivos terrenos e, à semelhança de Cristo, devemos esvaziar-nos do nosso ego, permitindo que a vontade de Deus prevaleça.
"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor..." (Filipenses 3:19). Paulo enfatiza que a nossa alegria deve ser no Senhor, ou seja, ela não pode advir das circunstâncias que nos rodeiam. Também Habacuque e Davi diziam que a sua alegria provinha da salvação...

No verso 7, Paulo afirma que o que para ele era ganho reputou-o perda por Cristo.
Por outras palavras: tudo aquilo que ele pensava que era bom e que o podia valorizar como ser humano, passou a considerá-lo prejudicial. Aquilo que era importante, ele deixou-o de lado, por amor a Deus. Aquilo que ele achava que era excelente, perante a excelência de Deus, tornou-se medíocre.
Isto mostra que devemos depender totalmente de Deus, pois somos vitoriosos quando reconhecemos que em nós não há qualquer capacidade. O poder de Deus aperfeiçoa-se na fraqueza (II Coríntios 12:8-9).
Os versículos 13 e 14 mostram que devemos esquecer-nos das coisas passadas, isto é, não devemos valorizar aquilo que fizemos no passado, pois não fomos nós que fizemos; foi Deus, através de nós. Assim, devemos é avançar para novos objectivos, aqueles que Deus tem para nós.
Lembremo-nos que o prémio que nos está destinado não é para ser recebido aqui na terra... Se a nossa vida se resumisse a esta existência terrena, seríamos as pessoas mais infelizes (I Coríntios 15).

"Prossigo para o alvo" (v.14). Aqui está implícita a ideia de que não devemos estagnar. Logo, é importante que façamos uma análise à nossa vida espiritual. Como é que ela está em relação há um ano ou dois atrás? Não estagnemos... Oremos e meditemos na Palavra, leiamos bons livros, ouçamos testemunhos, pois isto promove o nosso crescimento espiritual.
Paulo termina este capítulo com uma magnífica declaração. Ele afirma que, um dia, Cristo transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso. Maravilhosa esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário