quarta-feira, 15 de junho de 2011

EBD...

No último Domingo, falámos sobre arrependimento. A nossa lição, baseada em Jeremias 2 e 3, teve por título: "Volte atrás no caminho do Senhor". A verdade bíblica afirma o seguinte: "O Senhor chama as pessoas ao arrependimento dos seus pecados". Ou seja, a iniciativa é de Deus. Em nós mesmos, não existe a capacidade de chegarmos ao nosso Deus. É Ele que, cheio de graça e misericórdia, vai ao encontro do pecador. Arrependimento... Importa reflectirmos sobre esta palavra. O que é o arrependimento? O arrependimento envolve 3 passos essenciais: 1) Reconhecer o erro; 2) Pedir perdão; 3) Não repetir o erro. Arrependimento é uma mudança de mente. Deixamos de estar virados para o pecado para nos voltarmos para a glória de Deus. Devemos pedir perdão diariamente, pois Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados (I João 1:9). Confissão implica a descriminação de cada um dos pecados.
Em Jeremias 2:12-13, vemos que o povo vivia em infidelidade. Tinham-se perdido, uma vez mais, na idolatria. Se formos honestos connosco próprios, concluiremos que, muitas vezes, nós também temos ídolos, pois estes são tudo aquilo que afasta Deus do centro da nossa vida. Em Jeremias 3:12, vemos que o povo é chamado ao arrependimento para que a ira de Deus não caia sobre eles. Actualmente, já quase não se fala da ira de Deus; é tratada como se não existisse. No Antigo Testamento, vemos constantemente a ira de Deus a actuar, para que o povo se apercebesse da justiça divina. O Senhor Deus ira-se contra o pecador quando este não se arrepende. Ele repreende. Ele castiga... "Volta-te para mim, porque eu sou benigno e não conservarei para sempre a minha ira" (Jeremias 3:12). Isto significa que, não obstante a ira de Deus ser activa, perante o arrependimento genuíno, ela é anulada. Nos dias que correm, evita-se falar da ira de Deus e do Inferno, alegando-se que estes temas afastam as pessoas. Mas, o Evangelho genuíno não é atractivo. Nunca foi. Quando Jesus falava a Palavra, ficava praticamente sozinho. O que atraía multidões eram os milagres que Ele realizava. Oxalá nada nos impeça de apresentarmos o Evangelho autêntico.
O versículo 13 mostra que Deus está sempre de braços estendidos na nossa direcção, pronto a perdoar. Oxalá nós também sejamos assim em relação àqueles que falham para connosco. Não nos esqueçamos que nós, enquanto Cristãos, temos a obrigação de dar o primeiro passo rumo à reconciliação.
Jeremias 3:15 contém uma promessa. Se eles fossem fieis, Deus dar-lhes-ia líderes fieis, segundo o coração de Deus, que os apascentariam com conhecimento e com inteligência. Isto mostra-nos que para as Igrejas terem pastores segundo o coração de Deus, os crentes também devem ser fieis. Quando uma Igreja está unida a Deus, ela deseja um líder fiel a Deus e é isso que recebe dEle. Porém, quando a Igreja está afastada de Deus, ela procura um pastor que não seja fiel a Deus. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas valorizam mais o espectáculo que um líder é capaz de proporcionar do que um líder que leva uma vida de intimidade com Deus. A fidelidade do povo teria recompensa. Eles frutificar-se-iam... É importante notar que, no Antigo Testamento, a presença de Deus era visível através de sinais exteriores como elevada produtividade dos terrenos agrícolas e vitórias nas guerras. Ou sejam, eram prósperos. No Novo Testamento, o conceito de prosperidade é diferente. Deus promete-nos a Sua paz e o Espírito Santo. No Novo Testamento, não encontramos quaisquer promessas de riqueza ou garantias da ausência de problemas de saúde, etc... Podemos, no entanto, estar certos de que Deus nos dará o suficiente para aquilo de que necessitamos. E quantas e quantas vezes não nos podemos ainda dar a certos luxos? Deus, no Seu infinito amor, dá-nos tanto!
"E nunca mais andarás segundo o teu coração", afirma o versículo 17, na parte final. Eis aqui algo fundamental para nós. Não nos devemos guiar pelo nosso coração. Ele é perigoso. Por norma, quando escolhemos segundo o nosso coração, e não segundo o coração de Deus, encontramos a infelicidade. Oxalá façamos sempre escolhas sábias, escolhas baseadas na vontade de Deus, pois Ele abençoa aquele que opta por andar segundo o Seu coração. O capítulo 4 de Jeremias começa com a promessa de que o povo deixaria de vaguear se abandonasse os ídolos e se voltasse para Deus. Isto também é para nós. Se deixarmos os nossos ídolos (ego, prazeres momentâneos, etc), encontraremos rumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário