domingo, 18 de abril de 2010

Culto da tarde...

O Pr. Jónatas convidou o missionário Karl Smensgard para pregar no culto da tarde e o nosso irmão falou sobre a vida de Pedro. Uma mensagem que começou com a leitura de Mateus 4:18-20, passagem bíblica que relata a chamada de Pedro, um pescador, que não hesitou em seguir Jesus quando Ele o convidou. Pedro abandonou o seu trabalho para atender ao convite de Jesus. Havia algo de muito especial em Jesus! As pessoas seguiam-no... Em Mateus 16:13-18, Jesus pergunta aos Seus discípulos quem é que eles dizem que Ele é. Pedro responde o seguinte: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." Esta declaração de Pedro mostra claramente que Ele sabia a quem seguia!
Em Mateus 26:31-33, conversando com os seus discípulos, Jesus afirma que todos eles se irão escandalizar nEle. Pedro reage à afirmação de Jesus, dizendo que jamais se escandalizará, que nunca negará Jesus, ainda que tenha que morrer com Ele! Jesus diz a Pedro que ele O negará três vezes, antes de o galo cantar. E assim aconteceu! Em Lucas 22:54-62, vemos que três pessoas identificaram Pedro como seguidor de Jesus e, a todas elas, Pedro negou conhecer Jesus. E eis que o galo canta. Jesus olha para Pedro. Este lembra-se, então, do que Jesus lhe dissera horas antes e "chora amargamente". Isto mostra que Pedro era como qualquer um de nós: um ser humano falível!
Em Lucas 24:1-12, encontramos um registo da Ressurreição de Jesus Cristo. É de notar que é um grupo de mulheres que vai contar aos apóstolos que o túmulo de Jesus está vazio, porque Ele ressuscitou. Os discípulos, porém, não acreditam. Acham que o que elas dizem não faz qualquer sentido. Curioso! Eles acompanharam Jesus durante um certo período de tempo, durante o qual O ouviram falar sobre a Sua morte. Jesus também os informou que ressuscitaria ao terceiro dia. Contudo, quando ouvem que Ele ressuscitou, os discípulos mostram-se cépticos!
Desprovido de qualquer esperança, pois o seu Mestre morrera, Pedro volta ao seu antigo emprego (João 21:1-14). Alguns discípulos acompanham-no. Porém, aquela noite de trabalho revela-se completamente infrutífera. Não conseguem pescar nada. Então, pela manhã, Jesus aparece na praia. Porém, os discípulos, não o reconhecem! Jesus pergunta-lhes se têm algo para comer e, dado que a resposta dos discípulos é negativa, Ele indica-lhes o sítio para onde devem lançar as redes a fim de apanharem peixes. Então, algo extraordinário acontece: subitamente, a rede fica carregada de peixes e é com bastante dificuldade que os discípulos a conseguem retirar das águas! Jesus que, entretanto, tinha sido reconhecido pelos seus discípulos, prepara-lhes uma refeição! É de salientar a atitude de Jesus. Ele não critica Pedro nem nenhum um dos outros discípulos por O terem negado. Também não o censura por ter voltado ao trabalho antigo, quando Ele o tinha chamado para o Ministério. Muito pelo contrário, Ele ajuda-os a encontrar peixe e até lhes prepara o pequeno-almoço! Ou seja, Ele mostra-lhes que os ama incondicionalmente. Ele prova-lhes que, apesar de terem falhado, o Seu amor por eles não se alterou.
É assim que Ele também age em relação a nós. Não obstante as nossas falhas, Ele ama-nos! E amar-nos-á sempre. À semelhança do que fez com os discípulos, Ele cuida de nós. Ele preocupa-se até com as nossas necessidades físicas. Podemos estar certos de que Ele jamais nos abandonará!

Sem comentários:

Enviar um comentário