domingo, 10 de junho de 2012

Culto da tarde...


Continuamos o estudo do livro de Efésios e as duas últimas mensagens que o Pr. Jónatas Rafael Lopes nos trouxe tiveram suporte bíblico em Efésios 4:23-5:5.

A vida cristã é muito mais do que simplesmente ir à Igreja; é santidade. Santidade de vida não é uma opção para o cristão, é uma obrigação. Temos de ter uma mente renovada para a glória de Deus (v.23) e isto só é possível através da ação do Espírito Santo… O que é que estamos a permitir que o Espírito Santo faça na nossa vida? Oxalá estejamos a ser sal e luz, sem termos medo da rejeição, pois quando receamos não ser aceites, estamos a dizer a Deus que não nos basta agradar a Ele somente, que precisamos da aprovação/aceitação doas outras.

Quando temos o Espírito Santo, temos uma mente renovada (v.24) e, consequentemente, somos uma nova pessoa. “Quem está em Cristo, nova criatura é” (II Coríntios 5:17). Logo, a mentira não deve existir na vida aquele que se pauta pela Palavra de Deus (v.25). Porque é que as pessoas mentem? Por norma, é para obterem mais proveito. Quando fazemos isto, estamos a dizer que não cremos que Deus nos sustenta, pois se confiamos no cuidado de Deus, temos de ser honestos, corretos, íntegros… Outras vezes, as pessoas mentem para serem aceites. Quando fazemos isto, estamos a declarar que a aceitação por parte de Deus não nos basta, que precisamos da do homem.

Também temos a obrigação de falar sempre a verdade com quem aqueles que estão ao nosso redor, pois somos membros uns dos outros; temos que buscar a honestidade de vida, confessando os nossos pecados e ajudando-nos uns aos outros sempre que alguém falha.
O versículo 26 contém um alerta: “Irai-vos e não pequeis”. Por outras palavras: “Caso se irem, por favor, não pequem, não percam as estribeiras”… O homem inteligente controla a sua ira (Provérbios 19:12). E um dos gomos do fruto do Espírito é o domínio próprio (Gálatas 5:22). Cristão que é cristão não faz justiça pelas próprias mãos, espera pela justiça divina.

“Não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Isto é, os problemas devem ser resolvidos o mais rapidamente possível, pois quando passam para o dia seguinte, o que viermos a fazer em relação a essa pessoa não será feito em amor, mas debaixo de ira… Devemos ter sempre em mente que é nosso dever buscar a restauração da pessoa e não a sua destruição. Contudo, muitas vezes, não conseguimos entender que os outros falham, sim, mas que nós também falhamos…

“Não deis lugar ao diabo” (v.27). Quando é que isto acontece? Nós damos lugar ao diabo quando não damos valor à Palavra e à oração; quando não temos cuidado com a nossa forma de falar, pois só devemos dizer o que promover a edificação (v.29). Para quê? Qual o objetivo das palavras que edificam? A resposta encontra-se no mesmo verso: “Para dar graça aos que as ouvem”… Quem somos nós? Que tipo de palavras usamos e com que intenção?  Muitas vezes, estamos a dizer algo bonito e até elogioso, mas a nossa mente não está em consonância com o nosso discurso. Oxalá tenhamos mentes transformadas!

O verso 30 contém uma afirmação extraordinária. Declara que estamos selados com o Espírito. Logo, Ele não sai mais da nossa vida. No entanto, podemos entristecê-lO…Oxalá evitemos isto...
O versículo 31 exorta-nos a que abandonemos a amargura, a ira, a cólera, a gritaria, a blasfémia e toda a malícia. O Cristão deve ter sempre como bandeira a paz. Por mais que sejamos triturados, devemos sempre buscar a paz, pois também já fizemos coisas muito desagradáveis a Deus e Ele perdoou-nos. Logo, esta também deve ser a nossa postura para com os outros. Nós não merecemos o perdão de Deus e Ele perdoou-nos. Assim, à semelhança do que Deus fez conosco, também nós devemos perdoar àqueles que, na nossa ótica, não merecem o nosso perdão. Até porque se não perdoarmos, também Deus não nos perdoará (Mateus 6:15)... Assim, é inconcebível que andemos a alimentar zangas sem concedermos perdão.

Santidade é um processo lento; é crescimento diário até atingirmos a perfeição, o que acontecerá somente no Céu. Às vezes, importa refletirmos em como estávamos há um tempo atrás a fim de estabelecermos uma comparação com o momento atual, pois devemos estar sempre a melhorar.

O capítulo 5 de Efésios é uma exortação ao amor e à pureza. 
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (v.1).  “Em meus passos que faria Jesus?” Oxalá esta pergunta esteja sempre na base de tudo aquilo que fizermos… Sejamos imitadores de Deus, Aquele que deve ser sempre a nossa referência.

“E andai em amor" (v.2). O amor é uma característica obrigatória do Cristão… Contudo, não um amor permissivo… Lembremos a palavras de Jesus dirigidas à mulher adúltera: “Vai e não peques mais”. 

Há coisas que nem sequer devem ser mencionadas entre nós, como a prostituição, impureza, avareza, parvoíces, etc (v.3 e v.4), pois quem faz de alguma destas coisas um modo de vida não terá parte no reino de Deus. Assim, fujamos de tudo isto. 
No entanto, se conhecermos alguém que esteja a lutar contra a mentira, o álcool, o sexo ilícito ou qualquer outra coisa, vamos ajudá-lo a vencer essa luta e não deitá-lo abaixo… Procuremos sempre a restauração do nosso próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário