segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Unidade...

Hoje, no Culto da tarde, o Pr. Jónatas Lopes pregou sobre "unidade", o subtema para este mês de Fevereiro. Baseando a mensagem em Filipenses 2:2, o nosso pastor começou por contextualizar o versículo bíblico. O apóstolo Paulo era um enviado às igrejas e, como tal, às vezes, precisava de admoestar e corrigir. A igreja de Filipos era das poucas igrejas que o ajudava financeiramente. No entanto, mesmo tendo um grande amor pelos Filipenses, Paulo corrige-os. Ele manifesta gratidão para com eles, mas também corrige o que não está bem. E o que é que estava mal naquela igreja? Havia discordâncias.
Vê-se o estado espiritual de uma igreja pela forma como os crentes se relacionam. Há amor? No caso da igreja de Filipos, havia pessoas a afastarem-se, devido à falta de unidade.


Não obstante todas as dificuldades financeiras por que passava e as perseguições que sofria constantemente, Paulo tinha alegria. Sentia um gozo completo. Como é que alguém nestas condições consegue ter alegria? A pergunta impõe-se! A alegria do crente não advém de factores externos. A nossa alegria vem do grande amor do nosso Deus e do facto de o Espírito Santo habitar em nós.

Paulo aconselha os Filipenses a terem o mesmo sentimento. O que significará isto? Romanos 12:16 ajuda-nos a comprender melhor. Devemos ser humildes e não dar espaço ao orgulho. Devemos receber as pessoas em amor. Como é que recebemos as pessoas que estiveram afastadas da nossa igreja durante um determinado período de tempo? Estamos dispostos a recebê-las de braços abertos, à semelhança do que fez o pai na parábola do Filho Pródigo? Quem somos nós para julgar os outros? Todos nós falhamos e todos precisamos da graça de Deus.


Também somos chamados a ter o mesmo sentimento de paciência (Romanos 15:5). Precisamos de ter paciência com as pessoas à nossa volta. Tem de existir amor puro. Quando há amor, há vontade de perdoar e de ultrapassar os desentendimentos.

Devemos ainda ter o mesmo parecer quanto às questões espirituais e viver em paz (II Coríntios 13:11). Nós sentimos paz, mesmo no meio dos problemas, porque temos a garantia de que Deus está connosco. Ele jamais nos abandonará!

Conclusão: Os crentes devem estar unidos de alma, isto é, devem estar juntos no mesmo propósito: louvar e honrar o nome do nosso Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário