quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Culto da tarde...

Efésios 1:7-12 foi o texto bíblico que serviu de base à mensagem que o Pr. Jónatas nos trouxe.
O verso 7 afirma que em Cristo temos redenção, através do Seu sangue. Isto significa que, ao morrer por nós, Jesus "retirou-nos" para Ele, dando-nos a possibilidade de olharmos para o Céu e dizer: "Aba, Pai!"
De facto, em Cristo, somos verdadeiramente livres. Temos a liberdade, nas nossas escolhas, de fazermos aquilo que Deus quer ou não...
Em Cristo também temos a remissão das nossas ofensas, porque Ele pagou o preço dos nossos pecados com a Sua própria vida, derramando o Seu sangue, pois a remissão só é possível através do derramamento de sangue (Hebreus 9:22). Além disso, ainda nos dá aquilo que nós necessitamos (Filipenses 4:19). Embora não O sigamos para obtermos aquilo que desejamos, temos a segurança de que quando O seguimos, Ele supre as nossas necessidades. Os filhos de Deus vivem pela fé; vivem com a confiança de que Deus vem em seu socorro. Mais, Ele faz abundar para conosco as riquezas da Sua graça, em toda a sabedoria e prudência (v.8).

O verso 9 diz-nos que Deus nos deu a conhecer o mistério da Sua vontade: tudo foi criado por Ele e para Ele. Logo, Ele merece ser continuamente glorificado.

O versículo 10 declara que, em Jesus Cristo, a nossa vida faz sentido. Ele veio congregar todas as coisas, as do céu e as da terra. Tal como é possível juntar as peças soltas de um puzzle de modo a formar algo bonito e com sentido, assim também Cristo congrega todas as coisas. Não há peças soltas na nossa vida. Deus vai trabalhando e, aos poucos, as coisas grandes vão parecendo menores e menos complexas.
Apesar de nem tudo o que acontece ser da vontade de Deus, aquilo que acontece tem a Sua permissão, vindo sempre acompanhado de alguma finalidade. Sabendo disto, será que temos a coragem de dar graças em tudo?


O verso 11 afirma que fomos predestinados, isto é, fomos marcados de antemão por Deus. Ele escolheu-nos. Maravilhosa graça! E fomos predestinados com que propósito? O verso 12 responde: para sermos para louvor da Sua glória. Isto implica ausência total do "eu". Aqueles que estão em Cristo vivem para a glória de Deus e não para a sua própria glória.

Oxalá reconheçamos a nossa miserabillidade e a necessidade que temos de que Deus nos ajude diariamente a vivermos para a Sua glória. Isto implica renovação espiritual. Esta, por sua vez, não acontece se não houver arrependimento. Só o arrependimento nos reconcilia com Deus, permitindo-nos ter uma comunhão íntima com o Pai, deleitando-nos na Sua maravilhosa presença.



domingo, 5 de fevereiro de 2012

Culto da tarde...

O Pr. Jónatas iniciou hoje uma nova série de mensagens baseadas no livro de Efésios.Trata-se de uma carta escrita por Paulo e ele começa por identificar-se: "apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus". Ou seja, Paulo reconhece que é apóstolo (enviado), não por vontade própria, mas porque Deus o chamou para isso. Isto mostra que ele tem a percepção clara de que nada é sem Deus. Vemos a ausência total do seu "eu". Oxalá nós também reconheçamos que é Deus que realiza tudo em nós e através de nós. É nEle que estão a origem e o destino de todas as coisas.
Paulo dirige a sua carta "aos santos"(aqueles que buscam a santificação, isto é, que buscam a honestidade, integridade e outros valores da Palavra de Deus) e "fiéis" (aqueles que têm fé e que são fiéis à Palavra de Deus) "em Cristo Jesus" (vidas centradas em Cristo, vidas dependentes de Deus).



No versículo 2, Paulo transmite a bênção: "A vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo". Isto implica reconciliação, o que manifesta claramente a graça (favor imerecido) de Deus. E o resultado da reconciliação é a paz com Deus.

Os versos 3 a 6 mostram o seguinte:
1) Deus tem um plano e age de eternidade a eternidade (Deus sabe tudo o que acontece e nada acontece sem o Seu "sim" ou Seu "não". Nada, na nossa vida, acontece por acaso. Há sempre um propósito (Romanos 8:28).

2) Este propósito é cumprido em Cristo; tudo está centrado nEle (Colossenses 1:16-17).

3) Tudo deve ser feito para Sua honra e glória, pois foi para isto que Ele nos criou. Ele criou-nos, não para nos satisfazermos com as coisas deste mundo, mas para nos satisfazermos nEle. A salvação que nos proporcionou, através de Jesus, basta-nos, mas Ele dá-nos muito mais; abençoa-nos imensamente.


No versículo 4 está presente a doutrina da eleição. Foi Deus que nos escolheu e deu-nos a fé, pois em nós não há qualquer capacidade de olharmos para Deus. É o Espírito Santo que toca. O facto de termos sido escolhidos por Deus traz-nos segurança. Uma vez que foi Deus que nos escolheu, temos a salvação garantida, pois esta não depende de nós. 
Percebemos que um cristão é salvo quando a sua vida é santa e irrepreensível; quando procura que Deus seja glorificado em todo o seu viver...

O verso 5 declara que Deus nos predestinou para filhos de adoção. O mesmo afirma João 1:12-13. Somos filhos de Deus, não por desejo humano, mas segundo a Sua vontade de Deus, a Sua boa vontade.

O versículo 6 diz-nos por que é que Deus nos escolheu: "para o louvor e glória da Sua graça". Apesar de não sermos nada, perante a grandiosidade do nosso Deus, temos grande valor para Ele, pois Ele ama-nos.

Procuremos viver para a glória de Deus, amando-O com todas as nossas forças. 
Perante a segurança que a doutrina da eleição nos dá, a nossa resposta só poderá ser a rendição total, com a nossa excelência!