domingo, 20 de janeiro de 2013

Culto da tarde

Continuamos a estudar o livro de Colossenses (1:9-12). 





Eis alguns dos tópicos da mensagem da parte de Deus, trazida pelo Pr. Jónatas Lopes:


- Falta-nos tanto daquilo que Deus promete dar a todos os que Lhe pedirem: Sabedoria Espiritual (Tiago 1:5).



- Esquecemo-nos de Deus quando estamos mais cheios de nós próprios. Dobremos os nossos joelhos e reconheçamos que nada somos sem Ele.



- O tipo de pedidos que fazemos a Deus mostram em que se baseia a nossa relação com Ele.


- O fim último de toda a petição ao Senhor Deus deve ser o de andarmos de modo digno diante d'Ele. Não usemos a oração para os nossos "fins", a não ser que estes visem glorificar o Seu nome.


 - Quando é que obedecemos a Deus? Será que o fazemos sempre ou somente quando temos algumas garantias? Obedecemos a Deus quer tenhamos a nossa segurança garantida quer não? Reflitamos nisto... 


- Quem confia em Deus não tem medo do futuro e nem anseia por conhecê-lo. "Sei mais da eter

nidade do que o dia de amanhã" é a nossa realidade. Como diz Kevin DeYoun: "Deus não é uma bola de cristal em que nós podemos pegar, friccionar, e observar atentamente sempre que temos de tomar uma decisão. Ele é um Deus bom que nos deu um cérebro, mostra-nos o caminho da obediência e convida-nos a assumir riscos por Ele." 


- Quem confia na Soberania de Deus não teme os reveses na sua vida e aguarda com alegria no Senhor, pois a nossa suprema alegria está centrada n'Ele.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Culto da tarde

No último Domingo, o Pr. Jónatas Rafael Lopes deu início ao estudo sobre o livro de Colossenses (1:1-8). 



Eis alguns tópicos da mensagem:


- A esperança no Senhor deve ser o motor de tudo aquilo que fazemos. Quando permitimos que a inércia vença, provavelmente, é porque a nossa esperança está aqui na terra e não nos Céus.

- Quando somos gratos a Deus por quem Ele é, temos a perceção correta da Sua verdadeira dimensão e da nossa posição face a Ele. Talvez seja por isso que as orações de agradecimento e de louvor são tão pouco frequentes em comparação com as petições. 

- A gratidão combate o orgulho e ajuda-nos a evitar o perigo da exaltação.

- Caímos facilmente na exaltação do ser humano, mesmo quando complementamos o nosso discurso com a declaração: “A Deus toda a Glória!”. Porém, qualquer ensino que tenda a diminuir a preeminência (supremacia) de Cristo deve ser rejeitado.

- O Evangelho é que produz o fruto e o faz crescer. Tudo o resto são atratividades humanas.



domingo, 6 de janeiro de 2013

Culto de Estudo Bíblico...


Na última quarta-feira, o estudo incidiu sobre o Julgamento de Jesus. O objetivo deste era condenar Cristo à morte de cruz, mas isto só era possível se o acusado tivesse blasfemado contra o templo ou o Imperador. Assim, e uma vez que não O conseguiam incriminar, o julgamento teve várias irregularidades: foi realizado em casa do sumo-sacerdote e à noite; como a vida de Jesus era irrepreensível arranjaram duas pessoas que testemunharam falsamente e não foram condenadas por causa disso, como a lei impunha... Além disso, o próprio sumo-sacerdote formulou a acusação... 





Cristo passou por um imenso sofrimento físico, moral e espiritual... Porém, suportou-o calado, ensinando-nos que o silêncio é sinal de confiança no Deus soberano e que grandes verdades podem ser ditas através do silêncio. Além disso, o tempo encarrega-se de validar aquilo que as nossas palavras não conseguem. A postura exemplar de Jesus ensina-nos que o nosso sofrimento deve sempre glorificar a Deus e que, perante as injustiças, devemos confiar em Deus e esperar nEle silenciosamente. Isto só será possível se a nossa vida estiver centrada em Deus. Deus chama-nos para sermos uma nova criatura, à Sua imagem. Aceitemos o desafio e deixemos as paixões mundanas, passando a ter Cristo como o nosso maior e mais precioso tesouro!